sábado, 28 de fevereiro de 2015

Volvo NL10 340 4x2

Motor: TD102FS, 6 cilindros, intercooler, 340 hp à 2050 rpm e 143 mkgf à 1200 rpm

Caixa: ZF 16S 130 (4+4+reduzidas)

Diferencial: 2 opções:

RAEV90 (sem redução nos cubos) nas relações 3,67 e 4,13 [CMT: 52 t.]
RAN281  (com redução nos cubos) nas relações 3,79 e  4,24 [CMT: 70 t.]

Entre-eixos: RAEV90 (sem redução nos cubos): 4,10 m.
                       RAN281  (com redução nos cubos): 4,25 m.




RAEV90 sem redução



RAN281 com redução nos cubos







340 hp e 142,8 mkgf

40 comentários:

  1. Bruno, o NL + 10 ou 12 significa a litragem do motor, é isso? Se for um motor de 10 litros penso que foi extraído um bom torque e potência para o ano dele. Lembras como é o histórico deste caminhão, bom, problemático... gosto sempre quando fazes considerações e detalhações técnicas como motor, caixa, diferencial.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, 10 e 12 é o volume em litros. O que sei é o NL12 360 é o mais acertado, depois vem o NL10 340 e por último o NL12 410, este aí é complicado, tanta potência o deixou com consumo pífio.

      Excluir
  2. Boatos que ele era bem problemático, confere?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os NL10 340 da série anterior (Power) apresentavam problemas no motor e consumo, nesta nova geração (janelão ou andorinha) ele se saiu bem melhor, as falhas pelo jeito foram corrigidas.

      Excluir
  3. Eu ainda vejo bastante desse modelo em operação, inclusive em serviços pesados em canteiros de obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade, o NL10 340 está prestando bons serviços por aí.

      Excluir
  4. A maioria tem a bomba injetora regulada para 360,380 ou ate 400!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É sim, veículos com bomba, geralmente o motorista deixa mais esperto o motor.

      Excluir
  5. bruno a foto do jornal com o 2225 c/julieta trucada esta no meu g+ ele é publica é so procurar cardozo1620, prometo tirar fotos pessoalmente dele quando vir

    ResponderExcluir
  6. Trabalho com um NL10 340 1993, engatado em uma basculante. Puxando grãos e seu desempenho é otimo nas subidas. Nunca deu problemas desde quando estou com ele, muita força mesmo. Só não existe conforto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigão, to pensando em comprar um desses! É bom mesmo?

      Excluir
    2. Apareceu um 340 ano 94 pra mim! Não sei se compro ou não! Dizem que são problemático e as pecas são caras e já estão difícil de achar

      Excluir
  7. Trabalho com um NL10 340 1993, engatado em uma basculante. Puxando grãos e seu desempenho é otimo nas subidas. Nunca deu problemas desde quando estou com ele, muita força mesmo. Só não existe conforto.

    ResponderExcluir
  8. Tenho um NL10 340 amo ele de paixão mais ele tá me incomodando com problema de temperatura alguém que tem um valente desses sabe me dizer alguma coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive muito problemas TB, com temperatura, o precedimento é o seguinte....manda varetar o radiador, e ver o intercooler, se não está furado, depois verifica a toda a capa da hélice, não pode estar faltando nenhum pedaço. Verifique o esticador das correias e as correias. E já era.foi oque resolveu meu problema

      Excluir
    2. Veja de o ponto dele,esta um pouco adiantado ou muito atrasado.

      Excluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Tenho um n12 89 e temperatura está incomodando eu LIGO o ando uns 20 km o ponteiro do relógio vai no 85graus e daí qualquer forçada logo sobe para 90graus e vai subindo,antes era 80 e demorava para chegar no 90,o mesmo só anda leve 10 tom a baixo oque pode ser,lavei e varetei radiador e troquei a válvula????

    ResponderExcluir
  11. Qual o peso de um cavalinho toco esc ?

    ResponderExcluir
  12. Quantos litros o nl10 340 ano 95 faz por quilômetros ..

    ResponderExcluir
  13. Estou pensando em comprar um desses qual a sua opinião... Será bom ?

    ResponderExcluir
  14. Quantos km faz o blog 10 340 .por litro?

    ResponderExcluir
  15. Bom dia tenho um volvo nl10 340 ano 93
    chega quase 100 quando está subindo é normal

    ResponderExcluir
  16. Boa boite tenho um janelao desses um 340 porem fiz motor tudo novo turbina ja e a segunda q coloco e o caminhao n tem forca oq poderia ser ?? Ja fiz teste de intercooler e n adianta nada. Alguem pra me ajudar ?? Bomba e bicos tbm foram feito novos....

    ResponderExcluir
  17. Apareceu um nl10 340 para mim comprar ano 94! Cavalo truck, por 40 mil,ele parece estar bom de mecânica mais está bem judiado de aparência! Qual conselho vcs me dão do nl10 340?

    ResponderExcluir
  18. Tô com um volvo nl 340 Power 91, e até agora não achamos o defeito, já colocou cilindro e racha a camisa do 4 cilindro, já foi trocado cabeçote bico, conferido bomba, racha a camisa né 80° de temperatura, relógio mecânico novo, já gastei uns 10 mil né motor e não achamos o motivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verifique se ele está com a válvula termostática. Retire ela. O meu mecânico já resume um problema igual ao seu.

      Excluir
  19. Tô com um volvo nl 340 Power 91, e até agora não achamos o defeito, já colocou cilindro e racha a camisa do 4 cilindro, já foi trocado cabeçote bico, conferido bomba, racha a camisa né 80° de temperatura, relógio mecânico novo, já gastei uns 10 mil né motor e não achamos o motivo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que pode ser o interculler, já que o mesmo foi desenvolvido para auxiliar no arrefecimento do ar super aquecido que5vem da turbina. Se ele não estiver atuando o ar já entra super aquecido na camisa ocasionando excesso de temperatura.

      Excluir
  20. Bom amigos, te um NL340 92 na LS, O o problema de aquecimento pode ser o pé meio pesado!!!, E um caminhão com tecnologia antiga, não acompanha os com tecnologia moderna, o meu anada de boa, faço safra sossegado, não apresentou esse problema aínda, mas ando conforme ele aceita marcha, já tem um câmbio zf reduzido que para o motor andar livre,ele faz com 30t líquida 1,9 a 2 km/l, recomendo o caminhão,a 2 anos só manutenção preventiva,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Respondeu todo mundo, obrigada

      Excluir
    2. Tem um nh340 pessoal pe em cima e a regra dele e so rodar caminhao muito bom..o meu nao da problema ando com 27 direto respeitando as marchas e pe relado ..nao da probkema

      Excluir
  21. Tou comrando um Volvo 340 ano 91 precisaria saber quantos quilômetros com um litro de combustível ele faz com 25.000 kg

    ResponderExcluir
  22. Eu tenho 340 no puxe de contêiner, carga de 31,000 com tara fica 44,000
    Como dizem e um tanque de guerra para quebrar cara tem que ser gênio
    Os contra e desconforto e consumo de 1,9 por litro que leva metade do frete

    ResponderExcluir
  23. O NL 10 340 94/95 é bom ou ele da muita dor de cabeça?

    ResponderExcluir
  24. Tenho 340 92 nao esquenta .. trabalha no contêiner 28 todo dia e faco ate 800 km de recife um carro a toda prova.. media 2.2. 2.1 depende do trecho...

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...