A Rodolinea e Noma fabricam sob patente da italiana Menci, a capacidade de carga aliado ao peso do conjunto traz vantagens, tem até enlonamento por motor elétrico pra ganhar tempo.
Se comparar com um basculante de aço de 11,60 m de comprimento e 40 m³, que pesa aproximadamente 9.540 kg, o modelo em alumínio pesa 1100 kg a menos (ou 13 %) e leva 13 m³ a mais; e agora com os cavalos 8x2, vai encaixar bem essa opção.
Exemplo prático:
New FH 8x2 de fábrica pesa 9.750 kg, se engatar na carreta de aço (9.540 kg) a tara do conjunto será 19.290 kg, e se engatar na de alumínio (8.440 kg) a tara é 18.190 kg. Como o PBT é 54.500 kg, com a de aço consegue levar 35.210 kg de carga, enquanto a de alumínio 36.310 kg, uma diferença de 1.100 kg (ou 3,12 %). E se dividir 36.310 por 1100 o resultado é 33. Ou seja, a cada 33 viagens, ganha 1, ou se a frota tiver 33 conjuntos desse, é como se fosse 34.
As marcas formam parceria |
Muitas vantagens. |
Se popularizar, o preço cai. |
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