segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Mercedes-Benz LS 1632

Motor: OM-449LA, 5 cilindros, 9973 cc, turbo e intercooler, 320 hp à 1900 rpm e 150 mkgf à 1100 rpm
Caixa: ZF 16S 1650 com 8 marchas (4+4+reduzidas)
Diferencial: HL7/022D-12,3, disponível nas relações 3,82 e 4,22
Entre-eixos: 4,50 m

Num rápido confronto com a versão anterior (LS1630), esta geração ganha em 6,7% na potência e supera em 13% no torque, com uma caixa mais robusta, a 1650 e conta com uma relação de diferencial a menos. Foram fabricadas 592 unidades entre 1998 e 2002, dando lugar ao LS1634.





13 comentários:

  1. Não conhecia esse modelo, pensei que o OM449 320cv só tinha sido usado no O400UPA euro3, também é mais um que usou a 16s 1650! Vivendo e aprendendo!

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    1. Pois é Lucas, um modelo raro de se ver, além de bonito. Em termos de 449, na linha de caminhões foi a última configuração de potência e torque, pelo menos no país.

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  2. Cada vez mais eu entendo menos o que se passa na cabeça da alemoada na Mercedes-Benz para terem simplesmente abandonado o layout de 5 cilindros. Como eu já havia comentado antes algumas vezes sobre a questão das "perdas por bombeamento" ao compararmos um motor de 6 cilindros a um V8, o mesmo princípio pode ser aplicado a favor dos de 5 cilindros como alternativa ao 6 canecos.

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    1. Com certeza, eu também não entendo, o 5 cilindros vai super bem, inclusive a Scania na atualidade utiliza um 5 cilindros com aproximadamente 600 cc a menos e está indo de vento em popa nas vendas, veja nas ruas e estradas a quantidade de veículos com potência de 250 e 310 hp...

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    2. Pois é. A maior parte dos Scania novos que eu vejo rodando, diga-se de passagem, é equipada com o motor de 5 cilindros.

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  3. A pergunta que eu tenho aos mais experientes é a seguinte: este motor, tendo 5 cilindros e 9973cc seria mais econômico que um propulsor de 6 cilindros de mesma potência como por exemplo o vw 19.320 que tem "apenas" 8.273cc?

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    1. Tamanho não é documento, porém este motor OM-449LA se mostra bem econômico numa carreta de 3 eixos por exemplo, quanto maior a cilindrada, o volume do bloco é maior, trabalhando mais folgado. Também não podemos nos esquecer das novas tecnologias que mesmo em motores menores trazem redução no consumo de diesel.

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    2. Além de ter as faixas de potência e torque cheias já num regime de rotações mais baixo, o usual é que o motor de maior cilindrada tenha mais torque ao considerar um mesmo nível de potência. Fora isso, no caso do motor de 5 cilindros há menos das chamadas "perdas por bombeamento". Afinal, para cada fase de potência, apenas um cilindro está de fato gerando potência enquanto os outros dividem-se entre admissão, compressão e escape, e mesmo assim o cilindro que está na fase de potência ainda tem que arrastar os outros. Assim, num motor de 5 cilindros enquanto 20% geram força, ainda tem 80% para ser arrastado, enquanto num 6 canecos cerca de 16,666% faz o serviço enquanto aproximados 83,333% tem que ser arrastado. A diferença assim a grosso modo pode parecer insignificante, mas isso é só considerando o volume deslocado pelos pistões, sem entrar no mérito dos atritos internos e do balanceamento de massas.

      Não duvido que o Bruno já esteja querendo arrancar meu couro de tanto eu bater na tecla das "perdas por bombeamento" em defesa de um motor com menos cilindros...

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    3. Que nada Daniel, de 16,666% p/ 20%, a diferença é de 2% e é relevante, o nome já fala, perda por bombeamento, está corretíssima sua afirmação. Me dá seu endereço, vou mandar um DT466 de presente de natal pra ti.

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    4. Olha que eu vou cobrar esse DT466 hein. Nem que seja só para botar para funcionar no terraço e deixar o barulho e a fumaça enlouquecerem uma vizinha pentelha...

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  4. Pessoal o que mais importa em um caminhão a potência ou o torque ?

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    1. Torque. Potência(W)=Torque(Nm)*rotação(rad/s), Torque está ligado a força que deve ser aplicada pra movimentar toda a massa do veículo, rotação, ligado a velocidade (Km/h) do veículo e potência é apenas um produto dessas duas grandezas, e quanto menor ela for, menor será o consumo de combustível.....

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  5. Esse motor OM 449-LA é o mesmo dos LS-1630?
    Pois eu sei que o motor do 1630 é o mesmo Kit da 1935, porém com um cilindro a menos, assim achei que ele era de 12 litros pois o 447 é.

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