Caixa: ZF 16S 1650 com 8 marchas (4+4+reduzidas)
Diferencial: HL7/022D-12,3, disponível nas relações 3,82 e 4,22
Entre-eixos: 4,50 m
Num rápido confronto com a versão anterior (LS1630), esta geração ganha em 6,7% na potência e supera em 13% no torque, com uma caixa mais robusta, a 1650 e conta com uma relação de diferencial a menos. Foram fabricadas 592 unidades entre 1998 e 2002, dando lugar ao LS1634.
Não conhecia esse modelo, pensei que o OM449 320cv só tinha sido usado no O400UPA euro3, também é mais um que usou a 16s 1650! Vivendo e aprendendo!
ResponderExcluirPois é Lucas, um modelo raro de se ver, além de bonito. Em termos de 449, na linha de caminhões foi a última configuração de potência e torque, pelo menos no país.
ExcluirCada vez mais eu entendo menos o que se passa na cabeça da alemoada na Mercedes-Benz para terem simplesmente abandonado o layout de 5 cilindros. Como eu já havia comentado antes algumas vezes sobre a questão das "perdas por bombeamento" ao compararmos um motor de 6 cilindros a um V8, o mesmo princípio pode ser aplicado a favor dos de 5 cilindros como alternativa ao 6 canecos.
ResponderExcluirCom certeza, eu também não entendo, o 5 cilindros vai super bem, inclusive a Scania na atualidade utiliza um 5 cilindros com aproximadamente 600 cc a menos e está indo de vento em popa nas vendas, veja nas ruas e estradas a quantidade de veículos com potência de 250 e 310 hp...
ExcluirPois é. A maior parte dos Scania novos que eu vejo rodando, diga-se de passagem, é equipada com o motor de 5 cilindros.
ExcluirA pergunta que eu tenho aos mais experientes é a seguinte: este motor, tendo 5 cilindros e 9973cc seria mais econômico que um propulsor de 6 cilindros de mesma potência como por exemplo o vw 19.320 que tem "apenas" 8.273cc?
ResponderExcluirTamanho não é documento, porém este motor OM-449LA se mostra bem econômico numa carreta de 3 eixos por exemplo, quanto maior a cilindrada, o volume do bloco é maior, trabalhando mais folgado. Também não podemos nos esquecer das novas tecnologias que mesmo em motores menores trazem redução no consumo de diesel.
ExcluirAlém de ter as faixas de potência e torque cheias já num regime de rotações mais baixo, o usual é que o motor de maior cilindrada tenha mais torque ao considerar um mesmo nível de potência. Fora isso, no caso do motor de 5 cilindros há menos das chamadas "perdas por bombeamento". Afinal, para cada fase de potência, apenas um cilindro está de fato gerando potência enquanto os outros dividem-se entre admissão, compressão e escape, e mesmo assim o cilindro que está na fase de potência ainda tem que arrastar os outros. Assim, num motor de 5 cilindros enquanto 20% geram força, ainda tem 80% para ser arrastado, enquanto num 6 canecos cerca de 16,666% faz o serviço enquanto aproximados 83,333% tem que ser arrastado. A diferença assim a grosso modo pode parecer insignificante, mas isso é só considerando o volume deslocado pelos pistões, sem entrar no mérito dos atritos internos e do balanceamento de massas.
ExcluirNão duvido que o Bruno já esteja querendo arrancar meu couro de tanto eu bater na tecla das "perdas por bombeamento" em defesa de um motor com menos cilindros...
Que nada Daniel, de 16,666% p/ 20%, a diferença é de 2% e é relevante, o nome já fala, perda por bombeamento, está corretíssima sua afirmação. Me dá seu endereço, vou mandar um DT466 de presente de natal pra ti.
ExcluirOlha que eu vou cobrar esse DT466 hein. Nem que seja só para botar para funcionar no terraço e deixar o barulho e a fumaça enlouquecerem uma vizinha pentelha...
ExcluirPessoal o que mais importa em um caminhão a potência ou o torque ?
ResponderExcluirTorque. Potência(W)=Torque(Nm)*rotação(rad/s), Torque está ligado a força que deve ser aplicada pra movimentar toda a massa do veículo, rotação, ligado a velocidade (Km/h) do veículo e potência é apenas um produto dessas duas grandezas, e quanto menor ela for, menor será o consumo de combustível.....
ExcluirEsse motor OM 449-LA é o mesmo dos LS-1630?
ResponderExcluirPois eu sei que o motor do 1630 é o mesmo Kit da 1935, porém com um cilindro a menos, assim achei que ele era de 12 litros pois o 447 é.
Qual é o preço de um 1632 ano 2000
ResponderExcluirBom dia achei muito interessante esse bate papo e me interessei mais pelo caminhão pois estou vendo um p comprar e estava na dúvida dos 5 cilindros mesmo mas acho que já tenho outra visão do caminhao
ResponderExcluirEsse motor OM449la no 1632 usa bomba injetora
ResponderExcluirO 1632 é um bom caminhão, pensando em comprar um e puxar 22 ton no máximo.
ResponderExcluirAcredito que na carretinha dois eixo fica top
ExcluirOm 449A e Om 449La....os melhores motores..320cv é a cereja do bolo....porque a Mercedes não lançou Mb 2332?..*um mb 2325 bombado e com caixa overdivre 16s1650..
ResponderExcluirAssim como foi feito Mb Ls1630E 6×4 de fábrica..entre eixos 3,60.
Esse motor 449 LA o numero do motor é gravado no bloco ou só na plaqueta. Alguem pode me responder
ResponderExcluirGostaria de saber se o 1632 é semi eletrônico
ResponderExcluirESTOU VEDENDO UM DESSES IMPECAVEL ANO 2001
ResponderExcluirQual o valor
ExcluirQual o valor do 1632 2001
ResponderExcluirApenas apresentação de produto. Não é site de vendas.
ExcluirBom dia gostaria de saber qual a média de preço de um cavalinho Mercedes 1632.
ResponderExcluirE se ele anda bem em viagens mais longas.
Meu pai tem um desses ai
ResponderExcluirQual valor do 1632 telefone pra contato
ResponderExcluirApenas apresentação de produto. Não é site de vendas.
ExcluirApenas apresentação, não está à venda.
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