sábado, 9 de agosto de 2014

Volkswagen Titan 31-310 6x4

Motor: Cummins 6 CTAA, 6 cilindros, 8270 cc, com turbo e intercooler, 303 hp à 2200 rpm e torque de 122 mkgf à 1500 rpm
Câmbio: Eaton RT11-710B com 10 marchas (5+5) e 2 ré
Diferenciais: Meritor MT 50-168
Entre-eixos: 4,12 e 5,26 m

PS: Lançado em nov/04, junto do 31-260, também 6x4.




Sem aneis sincronizadores, o botão à direita é o freio do eixo piloto

Tandem semi-elíptico

10 comentários:

  1. Bruno, como é o desempenho destas trações 6x4 e até os 4x4 dos caminhões? Tipo na época do MB 2213 era sofrível, como não sou do ramo, não sei quando mudou os sistemas (diria safras de dispositivos quanto ao desempenho), quais períodos houve evolução de desempenho. Também leio sobre os bug leves e pesados, imagino que é relacionado ao desempenho tb, se tiver algum link no blog sobre isso favor enviar. E cá estamos, sempre prestigiando o blog!

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    1. É uma longa história, essa linha da Meritor vai muito bem, é um sistema leve, pois não tem redução nos cubos, e tem desempenho satisfatório, pois apenas o fato de ser 6x4, o veículo traciona melhor, 25% para cada rodado, e o sistema da MB que foi mencionado, o famoso "perna cruzada", pelo que sei, foi apenas nos carros da tal montadora. Pois de acordo com meu conhecimento, os demais possuem o divisor de torque atrelado na carcaça do primeiro diferencial, sendo um sistema mais simples e funcional. Para serviços de extrema condição, com pavimento ruim, os diferenciais com redução nos cubos são superiores, pois multiplicam o torque vindo do semi-eixo. Tenho relato de LK2635 ano 1994 que nunca fez manutenção nos diferenciais.

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  2. Bruno, vc explicou até coisas que eu não sabia e agradeço. Sendo mais exato, minha dúvida é por exemplo: entre um 2635 que é 6x4 e digamos um 1935 em 6x2 hipoteticamente com a mesma relação de caixa e diferencial se o desempenho de tração será similar. Já entendi que no 6x4 a distribuição de tração será bem mais eficaz. Também sei que o 6x4 tem sua aplicação diferenciada do 6x2, logo a pergunta é porque vejo muitos Scanias e Volvos 6x4 que andam muito! Ai acredito que existem diversas configurações de 6x4, cada qual para sua aplicação e terreno.

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    1. 1935 x 2635: O 1935 vai deslanchar, devido sua relação de diferencial, e o 2635 vai ser mais lento, também por causa da relação e pela aplicação do produto. Já os Volvo e Scania 6x4 com boa velocidade é que ambos tracionam grandes implementos que xigem o 6x4, como bitrem, rodotrem e como geralmente estão no asfalto, a engenharia pensou numa relação mais longa do que o 2635, e também é levado em conta o momento do arranque, onde a tração 6x4 se sai muito melhor, força muito menos o motor e caixa. E ainda nos modelos rodoviários, tem a opção de diferencial simples ou com redução nos cubos, que por exemplo a Spolier tem FH e R com este atributo, e pode reparar que os 6x4 sem redução estão em alta, vendem muito e pelo simples fato de ser 6x4 e se tiver caixa automatizada, o risco de quebra é muito pequeno.

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    2. O cavalo-mecânico 6x4 MERCEDES-BENZ L-26-380 atingia os 125km/h, carregado, e só não andava mais do que isso por limitação eletrônica, mas não sei dizer o motivo de mesmo com redução nos cubos ele corria tanto.

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  3. Falou tudo Bruno, consegui entender. A última vez que vi e andei com 6x4 foram com MB 2213 e Scania 142E, sendo que velocidade era o que menos se tinha. A coisa evoluiu mto mesmo! Obrigado e parabéns pelo teu conhecimento compartilhado no blog.

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    1. Certo! Participe a vontade, conte aos amigos, mas lembre-se, eu sou o que menos sabe.

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    1. Sistema de freio penumático que possibilita engatar uma 1ª marcha por exemplo com veículo parado, sem arranhar.

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  5. Qual a relação do diferencial desse caminhão? Ele tem muita força?

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