O modelo 16112L equipa o Cargo 1932 e 1933 e o 20112L equipa o International 9800i, ambas com 12 sincronizadas e sem redução na caixa, são 12 marchas diretas, como num automóvel que tem 5 velocidades. A diferença do 16112L e 20112L está principalmente o torque suportado pela caixa. Na alavanca tem 2 interruptores, mas é simples, pois são 4 posições de engate, e os interruptores que não precisam ser acionados naquele momento, ficam travados, anulando qualquer esforço. É um sistema diferente, em 3 etapas, como se fosse caixa baixa, média e alta.
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Imagem: Evandro Fullin |
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Agora o 9800i tem caixa sincronizada. |
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Cargo 1932/1933 também aderiu à caixa FTS. |
Eu já entrei num cargo 1932 é um pouco complicado no início, mas da pra se acostumar. Não seria melhor uma de 13 ou 18 velocidades com os engate s comuns das caixas Eaton? E qual a diferença da caixa que aguenta mais e menos torque? O que muda?
ResponderExcluirCaixa "seca" aqui no Brasil não faz sucesso hein, o lance de instalar caixa sincronizada é questão comercial mesmo, e agora com tantas automatizadas, botar uma caixa "seca" não iria agradar. Em matéria de torque creio que ambas são semelhantes, mas a durabilidade das "secas" é superior, elas não possuem aneis sincronizadores, que fazem o trabalho de igualar a giro das engrenagens na hora do engate, precisa de muita perícia, mas depois o chofer se acostuma e nem quer saber de outra caixa.
ExcluirA caixa ser "seca" ou sincronizada, na prática, não é o fator limitante para o torque máximo que pode suportar. A questão é que os sincronizadores acabam aumentando os atritos internos, e por isso provocam um desgaste mais acentuado.
Excluiré pra quem tem técnica
ResponderExcluirMinha caixa eaton do meu 1933 já foi aberta umas 3 vezes na concessionária da Ford em BH MG e ninguém consegue arrumar,nem mesmo na autorizada, ela quebrou a luva da parte traseira e sincronização devido a válvula q faz todo comando das mudanças,ja deixaram tudo e a vmcaixa não funciona,so da caixa alta e não transferi nada ..... o caminhão e um 1933 e está na garantia de fábrica,está na concessionaria pisa em BH.... tô louco pois ha vai fazer 30 dias q ele está LÁ..... me ajudem dando uma luz p meu problema
ResponderExcluirOla qual era o problema no seu câmbio dívida conosco?
ExcluirMinha caixa eaton do meu 1933 já foi aberta umas 3 vezes na concessionária da Ford em BH MG e ninguém consegue arrumar,nem mesmo na autorizada, ela quebrou a luva da parte traseira e sincronização devido a válvula q faz todo comando das mudanças,ja deixaram tudo e a vmcaixa não funciona,so da caixa alta e não transferi nada ..... o caminhão e um 1933 e está na garantia de fábrica,está na concessionaria pisa em BH.... tô louco pois ha vai fazer 30 dias q ele está LÁ..... me ajudem dando uma luz p meu problema
ResponderExcluirMeu caminhão é um International 9800i 2011, Cambio EATON FULLER FTS20112.
ResponderExcluirQuebrou rolamento do eixo principal em junho de 2018 com isso danificou duas engrenagens que foram trocadas na INTER CÂMBIOS, OSASCO (OFICINA CONCEITUADA). Agora quebrou rolamento do eixo auxiliar da transferência, como ficaria muito caro e tbm não encontramos o tal eixo comprei um câmbio usado na JR de Osasco Só que FTS16112.
Estou apreensivo.