Caixa: ZF 16S160 de 8 marchas [4+4] com reduzidas
Diferenciais: HD7/016DG(S)13 + HL7/015D(S)13, nas relações: 5,21 e 5,93
Entre-eixos: 5,35 m
CMT: 123 t. na relação 5,93
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| TopBrake era opcional. |
Motor: OM-460LA, Euro 6, 12,8 l, com 449 cv à 1600 rpm, torque de 224 mkgf à 1100 rpm Caixa: MB G291-12, 12 marchas (relações de 16,46 -...
Piada esse CMT aí, caminhões de 600 cvs não tem um tão alto, vai um 2635 ter...
ResponderExcluirNa 5,21 é 73 t.
ExcluirUm pouco mais realista, mas ainda abusivo, ainda mais na terra.
ExcluirNão é só motor que influência na cmt. O 2638 puxa 120 t tranquilo
Excluir2635**
ExcluirApesar de fazer 10 anos esse comentário, precisa ser corrigido! Motor é uma parte importante? Óbvio! Mas não é o principal que irá fazer esse veículo puxar muito peso, a relação dos diferenciais, os eixos, cubos redutores entre outras coisas é o que faz o veículo puxar 123 t. Hoje em dia temos uma Scania com uma potência parecida que puxa até mais! Um exemplo é Volvo FH 540 que puxa 80 t sem cubos, 120 t com cubos, já o FMX pode ir de 150 a 250 t, TUDO COM O MESMO MOTOR.
ExcluirPelo questionamento do Paulo e a resposta do Bruno quanto a relação, então o CMT se refere a capacidade do conjunto mecânico, tendo o motor papel principal, mas não determinante.
ResponderExcluirAlguns especialistas acreditam que, na hora de adquirir um transporte de carga, é mais vantajoso estar atento ao valor da Capacidade Máxima de Tração que ao próprio motor, levando em consideração que esse dado não pode ser burlado, já que é previsto por lei e calculado pela própria montadora do veículo.
ResponderExcluirFonte: https://blog.superbid.net/o-que-e-pbt-e-cmt/
Eu não encontrei o cálculo, mas o CMT é a capacidade máxima de tração. O teste é o veículo subir uma inclinação de 45 graus e manter a velocidade mínima de 10 km/h. O piso no teste se não me engano é asfalto mesmo. Alguém me corrija se eu estiver errado.
Outro detalhe é que o valor do CMT não é a carga líquida e sim o peso bruto total combinado no caso do veículo articulado (carreta)
ResponderExcluirRelações:
ResponderExcluir1=13,68 2=11,64 3=9,4 4=8 5=6,73 6=5,73 7=4,79 8=4,07 9=3,36 10=2,86
11=2,31 12=1,96 13=1,65 14=1,41 15=1,18 16=1 R1=11,06 R2=9,41