Lógica aplicada às transportadoras
No primeiro artigo da nossa
série “Transportadoras em Santos – QUALIDADE DO SERVIÇO X MINIMIZAÇÃO DE CUSTOS”,
citamos os principais problemas que podem incorrer na utilização de uma mão de
obra desqualificada. (link 1)
No segundo artigo (link 2),
quantificamos o prejuízo gerado pelos problemas citados no primeiro, e
comparamos com o gasto pela contratação de uma mao de obra qualificada, que
minimizaria as ocorrências.
Agora, na terceira e última
parte, vamos aplicar essa lógica na contratação de transportadoras.
Um caminhão inadequado para
o peso da carga transportada, com pneus, freios e suspensão desgastados e
motorista irresponsável está muito mais propício a multas nas estradas,
quebras/falhas mecânicas/elétricas, acidentes e atrasos. Transportadoras que trabalham
com esse tipo de veículo / motorista recebem poucas ofertas de serviço, e
aceitam remunerações abaixo do mercado para fazer determinados transportes.
Um motorista que possua
caminhão novo, em bom estado e que seja responsável, pontual, educado e com
preço dentro do mercado, estará sempre com trabalho, e uma transportadora terá
que pagar mais caro pelo seu serviço.
Essa diferença no frete se
reflete, naturalmente, na tarifa final a ser cobrada do cliente. Adiferença da
qualidade também, porém é mais difícil de ser percebida por ele.
Isso ocorre porque estamos
lidando com PROBABILIDADES. Nem sempre um caminhão ruim e um motorista
descomprometido atrasam, quebram ou geram problemas... se um cliente fizer 5
containers em um ano, provavelmente não terá nenhum problema durante o ano
inteiro. No entanto, a médio / longo prazo, o evento IRÁ ocorrer (e o prejuízo
também). Se um cliente faz 10 containers/mês, no 2º ou 3º mês, ele certamente
terá tido problemas (e os primeiros prejuízos).
Dessa forma, podemos concluir
que tudo é questão de probabilidade. A probabilidade de problemas ocorrerem com
clientes grandes e pequenos é a mesma... a diferença é que o cliente que possui
100 containers / mês vai ter o problema antes do que o cliente que possui 5
containers / mês, e, consequentemente, será mais sensível a alterações na
qualidade do serviço prestado.
Sendo assim, o argumento por
vezes utilizado de que “o importante é que a carga chegue no local / horário
combinados, independentemente das condições do transporte realizado”, seria
correto se as probabilidades de ocorrência de problemas fossem as mesmas para
veículos/motoristas bons e ruins. No entanto, não o é, e, a médio / longo
prazo, à medida que os problemas vão acontecendo, dá-se conta de que custos
extras pontuais (perda de navio, paralização da produção devido a atraso na
entrega, quebra de estoque, perda de vendas, perda de clientes, acidentes de
trânsito, armazenagem, demurrage) superam o custo de, por exemplo, R$ 200,00 a
mais pagos pela qualidade superior do serviço.
Dessa forma, é muitíssimo importante
avaliar, SEMPRE, as condições do serviço de transporte que será prestado, de
forma a prevenir surpresas e situações indesejadas.
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