sexta-feira, 6 de julho de 2018

TRANSPORTE DE CONTAINERS – FROTA TERCEIRIZADA – VANTAGENS, DESVANTAGENS E CONSIDERAÇÕES

A frota de caminhões é algo crucial em uma empresa de transporte de containers. Consequentemente, o cuidado com os veículos e com os motoristas que rodam nas estradas é fundamental. Porém, dispender de frota própria é demasiado caro financeira e logisticamente para empresas que comportam operações de pequeno e/ou médio porte, e não tem volume suficiente para garantir que o veículo esteja sempre rodando. Para essas transportadoras, a terceirização surge como a principal saída.
Transporte de container - Frota de caminhões
A terceirização é uma prática onde uma empresa transfere atribuições para mão de obra vinda de fora da sua estrutura organizacional, ou seja, a empresa contrata outra empresa que detém a mão de obra e os recursos para realização de um trabalho, realizando tarefas em prol da organização contratante. Os benefícios são a desburocratização dos serviços prestados e a redução de investimentos, custos e quadro de funcionários. No ramo de transporte de containers, a contratação de motoristas autônomos (também chamados de terceiros) é a única alternativa rentável para empresas de pequeno porte. E, na verdade, quando se tem sucesso em formar uma equipe de autônomos realmente boa, trabalhar com frota terceirizada pode ser muito melhor do que com frota própria, não incorrendo em ativos imobilizados nem em passivos trabalhistas. Além disso, caso a qualidade de algum fornecedor caia, o mesmo pode ser facilmente substituído.
No entanto, montar esse time não é uma tarefa fácil, e a terceirização do transporte de containers também apresenta seus obstáculos. O fato de ter que lidar com diferentes motoristas, os quais também lidam com diversas transportadoras, não permite padronização da frota (caminhões não são adesivados com logo da empresa, e encontram-se em diferentes estados de conservação), nem padronização do funcionário (motoristas sem uniforme da transportadora e com diferentes hábitos), e acarreta prejuízo na comunicação e dependência da transportadora em relação aos carreteiros autônomos. Para lidar com essas diferenças, o programador de frota da transportadora precisa ser dinâmico e socialmente habilidoso.
No nosso próximo artigo, vamos falar sobre a relação programador de frota e caminhoneiro autônomo, e quais os requisitos fundamentais para que se monte uma equipe de motoristas terceirizados para realizar transporte de containers com excelência e confiabilidade.

Por Gustavo TischerDa RodoQuick, em Santos - 15/05/2018 - Edição 032

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...