quinta-feira, 14 de dezembro de 2023

Volvo N10

 Apresentado na II Brasil Transpo em 1980, como N1020. Famoso pelos cubos redutores RAN281 na relação 4,88 

Motor TD100A, 9,6 L, 6 cil., turbo, 260 CV à 2200 rpm e 96 mkgf à 1400 rpm.

Caixa ZF 16S130 de 8 velocidades + reduzidas

Entre-eixos: 4,10 m

PBT: 70 t

Cabine feita pela Brasinca


Em 1983, 2 dígitos são associados à nomenclatura N10, N1016 e N1020

N1016, sem redução nos cubos.

N1020, com cubos redutores. 

O motor é o TD100G, 270 cv à 2200 rpm e 110 mkgf de torque à 1300 rpm 


Em 1984, a linha recebe atualizações, outra nomenclatura:

H: Heavy, 4x2, sem redução nos cubos e PBT de 42 t.

XH, Extra Heavy, 4x2 com redução nos cubos e PBT de 70 t.

XHT, Extra Heavy Tandem, 6x4 com redução nos cubos e PBT de 120 t.


Em 1985, ocorre um facelift que diferencia muito a linha N, os faróis retangulares, aí fica fácil identificar a nova gama, agora os veículos vem com intercooler.

Motor TD101G, 9,6 L, 275 CV à 2200 rpm e 110 mkgf à 1300 rpm.

Também há a opção 6x4 sem redução com PBT de 70 t, é a linha HT, Heavy Tandem.

Em janeiro de1987, a linha tem novidades, novo nome, Intercooler II, alguns remanejamentos como roda disco para pneu 295/80R 22.5, cubo dianteiro à banho de óleo, trava externa do capô, válvula pneumática de 4 vias, que só destravava as cuícas quando o sistema de ar estivesse 100% cheio, eixo diferencia EV90, luz de teto branca (antes laranja), lanterna traseira com luz de ré, lanterna dianteira laranja (antes vermelha), reservatório de expansão deslocado para o cofre, parede corta fogo com borracha para evitar entrada de ar quente na cabine, além de 10 cm mais larga na parte do leito, deixava a cabine mais confortável.



1º modelo

XH, XHT, letreiro veio em 84

87 autêntico, devido à trava do capô.

Foto clássica da Revista Eu Rodo




CTEV87, da linha HT

Famoso RAN281

Intercooler II,1987


Nomenclatura H, XH, XHT abolidas na linha 87

Raro H, sem redução nos cubos. PBT: 42 t







Um comentário:

  1. Para ser bem sincero, nem lembro se já cheguei a ver um Volvo N10 sem redução nos cubos. E olha que eu já estive em muitos lugares pelo Brasil, e até no Uruguai onde teoricamente por ser mais planície um caminhão sem redução nos cubos poderia dar conta.

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