quinta-feira, 10 de abril de 2014

Comparativo Volvo FH480 x Scania R164 V8 480

Potências iguais, mas o torque favorece o Volvo com 4,34 % de vantagem, com rpm menor, além de contar com menos:
* 2 cilindros
* 2.800 cc
* 2 litros de lubrificante.

PS: Antes da linha Total Performance da Volvo, que estreou em out/06, o R164 480 era o mais potente, e nem precisou do FH520 para desbancá-lo, o próprio FH480 deu conta.

FH supera

Analise e opine, seu comentário é muito importante.

8 comentários:

  1. Muito interessante os detalhes destes comparativos, me lembro muito bem em uma feira de caminhões em Cubatão, onde de um lado estava exposto um FH480 e do outro um R500 V8, e não tive como pensar nas incríveis vantagens do motor Downsize do FH frente ao exorbitante V8 de 16 litros do rival.

    ResponderExcluir
  2. No Volvo a curva de torque tem uma faixa plana que se sustenta até um pouco depois da Scania atingir o pico, me parece mais adequado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É interessante essa análise. O Volvo alcança sua força máxima na mesma faixa de rotação que o Scania, porém se mantém em 100 rpm a mais (a tabela tem um erro - 164 480 >> 234 Kgf.m de 1100 à 1300 rpm). O cálculo é simples:

      Pot = Torque x 6,28 x rpm / 60 / 735.

      Portanto o Volvo alcança os 478 cavalos desde os 1400 rpm - faça o cálculo acima!

      E o Scania necessita alcançar as 1900 rpm para extrair seus 478-480 CV.
      É pouca diferença, porém se trocar marchas no Volvo à rotações acima de 1400rpm, digamos: não deixar cair de 1400 rpm e não ultrapassando uns 1700 rpm, consegue-se ter sempre seus 478 CV. Já no Scania estas faixas de rotação demandarão um bocado a mais de combustivel pois o propulsor é maior, porém a potência média gerada não alcançará a média de potência do Volvo.

      Excluir
    2. Ótima análise, os 1200 rpm do Scania é mediante catálogo. Mas agora tem a faixa correta, obrigado!

      Excluir
  3. Realmente os V8 Scania não estão nada competitivos. Penso que seriam motores para potências mais elevadas e a Scania teria de resolver todos os problemas quanto a eles trabalharem na pressão. Estão a décadas defasados em relação aos 6CC.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Essa linha nova do DC16 é interessante, mas vamos esperar atingir mais kilometragem. Hoje o D13 da Volvo dá show.

      Excluir
  4. mais o scania tem mais rotaçao,ele chega até 2600 rpm, o volvo so chega a 2100. tenho curiosidade de testar um volvo e scania com a mesma potencia.na firma que eu trabalho temos caminhos 360 , 440 scania e volvo 500.

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...