terça-feira, 26 de agosto de 2014

Mercedes-Benz LAK-1418 4x4

Motor: OM-366A, 6 cilindros, 5958 cc, 184 hp à 2600 rpm e 60,2 mkgf à 1600 rpm
Caixa: MB G3/60-5 com 5 marchas
Caixa de transferência: VG500 - 3W [1,64]
Diferencial dianteiro: AL-4/5 D4,3
Diferencial traseiro: HL4/26 D9,2 ou HL4/27 D-10 (ambos na relação 6,14)
Entre-eixos: 4,20 m

LAK: caminhão com tração nas 4 e pronto para basculante.
                                     

366 equipando mais um modelo da MB.

Estrutura reforçada para o diferencial traseiro.

Diferencial dianteiro AL-4.

Bela imagem da caixa de transferência VG500

Cubo dianteiro do diferencial AL-4.

19 comentários:

  1. Já vi muito LA-1418 do Exército, mas LAK-1418 eu nunca vi de perto.

    ResponderExcluir
  2. Bruno, vi que a relação dele é bem curta e é o esperado. Se trocado a relação por uma mais longa vc vê algum inconveniente para um 4x4 desses rodar a velocidades maiores? É que estou pesquisando para um projeto de motorhome 4x4 multiuso. Sabes de algum sistema 4x4 que tenha bom desempenho rodoviário e fora de estrada? Grato!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uma caixa auxiliar como as Brownlipe ("Brownie"), muito populares em caminhões americanos, pode atender bem a essa necessidade. Ou então um câmbio com 6 marchas, tendo a última mais longa para compensar o diferencial curto, ou uma primeira mais curta para não sacrificar as arrancadas ao se alongar o diferencial.

      Excluir
    2. Boa perspectiva cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze. Lembrarei da sugestão. obrigado!

      Excluir
    3. Nenhum inconveniente, a ideia do cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze é muito interessante, esse cara manja!

      Excluir
    4. Jonh, alongar a relação dos 1418 é muito simples. Eles geralmente são 43x7, anda a 80 km/h a 2400 rpm. Basta trocar as coroas por 39x8 e andar no mesmo giro a +- 95 km/h, a um custo de 1.000,00 cada coroa e ainda sobra as usadas para venda. Recomendo investir em rodas livres +- 1500 o par. Pode também usar pneus 1200 ou 1400x20 que fica show. Tenho 2 1418 ex-militar para venda e posso configura-lo conforme seu gosto. Glauber COTRAMS

      Excluir
    5. Glauber, grato pelas informações. Já encontrei teu contato, breve conversamos.

      Excluir
  3. Só um adendo: independente de qual seja o setup escolhido para melhorar a velocidade em tráfego rodoviário, como a tração 4x4 desse modelo é part-time, em pisos com boa aderência não é adequado rodar com o eixo dianteiro tracionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cRiPpLe_rOoStEr a.k.a. Kamikaze, a ideia é usar o 4x4 somente em situações que requeiram mesmo. Até avalio o uso do 4x4, pois o uso será predominantemente rodoviário... mas certamente será usado frequentemente o 4x4, logo é entre a cruz e a espada. Então a ideia é balancear a configuração para ficar o mais harmônico possível nos dois usos sem deixar nenhum ineficiente.
      Sobre a caixa auxiliar Brownlipe, seria uma espécie de segunda caixa? Só vi isso num trator, uma agricultor inventor colocou duas caixas que deixava o trator com umas vinte e poucas marchas e ainda um cardam entre a caixa e motor para não precisar mexer na caixa qdo precisasse dar manutenção na embreagem, coisa de doido!
      Obrigado pela dicas!

      Excluir
    2. Isso mesmo, a "Brownie" era uma segunda caixa, acoplada logo após a caixa normal, e tinha umas 3 marchas. Ainda assim, nesse caso talvez possa valer a pena um eixo traseiro de duas velocidades.

      Excluir
  4. Boas idéias, levarei tudo isso em consideração na hora de colocar em prática. Agradeço a todo conhecimento dispensado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Jonh,
      estava lendo cometário vcs, e queria saber como ou onde posso encontrar uma caixa tração do MB 1418 mod. do Exercito e valor. Por favor alguma noticia com alguem me avise.....
      Estou numero 69-9227-8582 Claro ou 69-9957-2030 Vivo.. email: rosenildorodriguesl@gamil.com

      Obrigado...............Rosenildo

      Excluir
    2. Entre em contato com a COTRAMS( https://www.facebook.com/cotrams/?fref=ts , provavelmente conseguirão te atender ou saberão te indicar.

      Excluir
  5. BOA NOITE AMIGO ESTOU PRECISANDO DE UMA TAMPA FRONTAL DE UMA CAIXA DE TRAÇÃO DO MB 1418 VC SABERIA ONDE POSSO ENCONTRAR O NUMERO É A3832810414 TAMPA DIANTEIRA DA CAIXA DE TRANSFERENCIA

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a COTRAMS (https://www.facebook.com/cotrams/?fref=ts ), provavelmente conseguirão te atender ou saberão te indicar.

      Excluir
  6. BOA NOITE AMIGO ESTOU PRECISANDO DE UMA TAMPA FRONTAL DE UMA CAIXA DE TRAÇÃO DO MB 1418 VC SABERIA ONDE POSSO ENCONTRAR O NUMERO É A3832810414 TAMPA DIANTEIRA DA CAIXA DE TRANSFERENCIA

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...