segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Scania R440 8x2

* alternativa entre vanderleia x bitrem

* os 2 eixos direcionais são independentes e idênticos

* 2º eixo tem susp. pneumática e suspensor

* os eixos traseiros tem susp. pneumática com 4 bolsas, e suspensor no 2º eixo

* balança eletrônica no painel

* PBT: 54,5 t

* lotação: 37 t

* p/ comprimento do conjunto de 18,6 m

* tanques (2 de 330 l cada) saíram da lateral e foram atrás da cabine

* 5ª roda mais alta (igual dos 6x4 que evita contato do chassi com o
implemento em terrenos irregulares ou em rampa, e sobre a tração)

* cabine R (simples, Highline e Streamline)

* entre-eixos: 3,90 m

* Diferencial R885, na relação 3,07

* Opticruise

* Tara: 10.300 kg cabine baixa e 10.394 kg cabine alta

* lanç. 29/7/15 na fáb. de SBC

Mais uma configuração de eixos.

20 comentários:

  1. Essa lei de veículo 6x4 para bi-trem é bobagem e excesso de intervenção estatal, agora um 8x2 vai passar a ter, na prática, mesma carga do bitrem e tração em um único eixo. Dá na mesma, êê Brasil...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho certo a lei do 6x4, é a segurança da tração entra. Chega num terreno acidentado, numa subida molhada ou suja, ele sobe suave.

      Excluir
    2. To com vcs 100%. cavalo 6x4 no bitrem e o mais correto.

      Excluir
    3. Até que o 8X2 faz algum sentido, por carregar quase o mesmo que o bitrem com menos pneus no total considerando a unidade de tração e o reboque. Também distribui melhor o peso, reduzindo o desgaste dos pneus e do material de atrito dos freios.

      Excluir
    4. Você tem mais pneus, de que forma reduz o desgaste? O próprio 6x4 pode puxar a Vanderléia, a Volvo acabou de lançar um sistema de acoplamento do 3º eixo no 6x4 que pode erguê-lo.

      Excluir
    5. Mas em comparação com o bitrem, até faz sentido usar um único implemento com tara menor e que no fim das contas vai manter quase a mesma lotação, e aí sim entra a questão da quantidade menor de pneus.

      Excluir
    6. sou mais a vanderléia ... este ai já pega as mesmas restrições do bitrem afinal são 7 eixos também

      Excluir
    7. Gera opiniões diversas, coisas do Brasil, onde se inventa cada coisa... Eu sou favorável ao 6x4.

      Excluir
    8. Mesmo com 7 eixos, vai ter 2 pneus a menos. No bitrem, só o eixo dianteiro tem rodado simples, enquanto nesse 8x2 são 2 eixos com rodado simples.

      Excluir
  2. Eita jeitinho brasileiro! Realmente Lucas, ainda se o estado tivesse ação eficiente, mas é tão burocrático e enrolado que não sabe para onde está indo e se atrapalha todo restando ao contribuinte pagar a conta. Não existe planejamento, só tapa furo, sempre agem em cima disso.

    ResponderExcluir
  3. Vai entender esse Brasil....Pena é que, muitas vezes, quem "paga o pato "é o cidadão de bem.

    ResponderExcluir
  4. Vai ser daora, você chega num terreno acidentado e... FLOP FLOP FLOP... Aí vai ter de chamar algum 6x4 para tirar, lindo...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ou então algum "artista" resolve replicar aquele sistema RobsonDrive fabricado pela Zetterbergs da Suécia. Aquilo parece um produto das Organizações Tabajara, mas do jeito que brasileiro gosta duma gambiarra é capaz de ter boa aceitação comercial.

      Excluir
    2. De qualquer jeito, o fato de ter um layout de transmissão mais simples, menos pesado e com menos perdas por atrito, o 8x2 ainda vale a pena.

      Excluir
  5. A manobrabilidade em trechos sinuosos e pátios com menos espaço vai ser favorecida em comparação com o bitrem, então vale a pena.

    ResponderExcluir