segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Scania R440 8x2

* alternativa entre vanderleia x bitrem

* os 2 eixos direcionais são independentes e idênticos

* 2º eixo tem susp. pneumática e suspensor

* os eixos traseiros tem susp. pneumática com 4 bolsas, e suspensor no 2º eixo

* balança eletrônica no painel

* PBT: 54,5 t

* lotação: 37 t

* p/ comprimento do conjunto de 18,6 m

* tanques (2 de 330 l cada) saíram da lateral e foram atrás da cabine

* 5ª roda mais alta (igual dos 6x4 que evita contato do chassi com o
implemento em terrenos irregulares ou em rampa, e sobre a tração)

* cabine R (simples, Highline e Streamline)

* entre-eixos: 3,90 m

* Diferencial R885, na relação 3,07

* Opticruise

* Tara: 10.300 kg cabine baixa e 10.394 kg cabine alta

* lanç. 29/7/15 na fáb. de SBC


Mais uma configuração de eixos.

19 comentários:

  1. Essa lei de veículo 6x4 para bi-trem é bobagem e excesso de intervenção estatal, agora um 8x2 vai passar a ter, na prática, mesma carga do bitrem e tração em um único eixo. Dá na mesma, êê Brasil...

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    1. Eu acho certo a lei do 6x4, é a segurança da tração entra. Chega num terreno acidentado, numa subida molhada ou suja, ele sobe suave.

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    2. To com vcs 100%. cavalo 6x4 no bitrem e o mais correto.

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    3. Até que o 8X2 faz algum sentido, por carregar quase o mesmo que o bitrem com menos pneus no total considerando a unidade de tração e o reboque. Também distribui melhor o peso, reduzindo o desgaste dos pneus e do material de atrito dos freios.

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    4. Você tem mais pneus, de que forma reduz o desgaste? O próprio 6x4 pode puxar a Vanderléia, a Volvo acabou de lançar um sistema de acoplamento do 3º eixo no 6x4 que pode erguê-lo.

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    5. Mas em comparação com o bitrem, até faz sentido usar um único implemento com tara menor e que no fim das contas vai manter quase a mesma lotação, e aí sim entra a questão da quantidade menor de pneus.

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    6. sou mais a vanderléia ... este ai já pega as mesmas restrições do bitrem afinal são 7 eixos também

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    7. Gera opiniões diversas, coisas do Brasil, onde se inventa cada coisa... Eu sou favorável ao 6x4.

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    8. Mesmo com 7 eixos, vai ter 2 pneus a menos. No bitrem, só o eixo dianteiro tem rodado simples, enquanto nesse 8x2 são 2 eixos com rodado simples.

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  2. Eita jeitinho brasileiro! Realmente Lucas, ainda se o estado tivesse ação eficiente, mas é tão burocrático e enrolado que não sabe para onde está indo e se atrapalha todo restando ao contribuinte pagar a conta. Não existe planejamento, só tapa furo, sempre agem em cima disso.

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  3. Vai entender esse Brasil....Pena é que, muitas vezes, quem "paga o pato "é o cidadão de bem.

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  4. Vai ser daora, você chega num terreno acidentado e... FLOP FLOP FLOP... Aí vai ter de chamar algum 6x4 para tirar, lindo...

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    1. Ou então algum "artista" resolve replicar aquele sistema RobsonDrive fabricado pela Zetterbergs da Suécia. Aquilo parece um produto das Organizações Tabajara, mas do jeito que brasileiro gosta duma gambiarra é capaz de ter boa aceitação comercial.

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    2. De qualquer jeito, o fato de ter um layout de transmissão mais simples, menos pesado e com menos perdas por atrito, o 8x2 ainda vale a pena.

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  5. A manobrabilidade em trechos sinuosos e pátios com menos espaço vai ser favorecida em comparação com o bitrem, então vale a pena.

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Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

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