Lançamento: out/83 e produção a partir de jan/84. (A Volvo já havia lançado antes na Europa)
O intercooler ou "radiador" dos gases provenientes do turbo, consegue baixar a temperatura em mais de 80º, nisto as moléculas de oxigênio mais densas, resultam em mais potência, torque e menos poluição. O motor DS ganha a letra C, de carga arrefecida e passa de 305 hp para 333 hp ambos em 2000 rpm. O torque de 126 mkgf em 1300 rpm p/ 142 mkgf e 1250 rpm.
PS: vale destacar que essas alterações quase sempre ocorrem em detrimento das normas antipoluição, foi assim com catalisador, injeção eletrônica, common rail, adição de Arla 32, EGR, veículos movidos a gás, eletricidade...
|
Após 1 ano, as vendas representavam 25% |
|
Em vermelho são os gases ainda quentes vindos do turbo e em amarelo já resfriados para entrar na admissão, um '"fôlego" extra |
|
Modelo R, recebeu o intercooler em 85 |
|
Observe o texto, 1978... |
Nenhum comentário:
Postar um comentário