quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Scania T112 Intercooler




Incremento lançado em nov/83 e produção a partir de jan/84, com o intercooler ou pós arrefecedor dos gases do turbo, o motor ganha em potência, economia, ruído, arrefecimento e produz menos poluição. A Scania foi a primeira a lançar este equipamento no T112 e depois no R112.

Observe o comparativo:

versão DSC11 01 DS11 15
hp / rpm 333 / 2000 305 / 2000
mkgf / rpm 142 / 1250 126 / 1300
A potência teve acréscimo de 9,18%, e o torque de 12,69% com 50 rpm a menos.


Veículo que divulgou o equipamento

Esquema didático, onde o vermelho são os gases ainda quentes vindos do turbo e em amarelo já resfriados para entrar na admissão, isso faz gerar muita potência, como se fosse um '"fôlego" extra

Modelo R, recebeu o intercooler depois

Projeto com muitas mangueiras, hoje são apenas 2


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...