quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Scania T112 Intercooler




Lançamento: ago/83 e produção a partir de jan/84. (A Volvo já havia lançado antes na Europa)

O intercooler ou "radiador" dos gases provenientes do turbo, consegue baixar a temperatura em mais de 80º, nisto as moléculas de oxigênio mais densas, resultam em mais potência, torque e menos poluição. O motor DS ganha a letra C, de carga arrefecida e passa de 305 hp para 333 hp ambos em 2000 rpm. O torque de 126 mkgf em 1300 rpm p/ 142 mkgf e 1250 rpm.

PS: vale destacar que essas alterações quase sempre ocorrem em detrimento das normas antipoluição, foi assim com catalisador, injeção eletrônica, common rail, adição de Arla 32, EGR, veículos movidos a gás, eletricidade...






Após 1 ano, as vendas representavam 25%

Em vermelho são os gases ainda quentes vindos do turbo e em amarelo já resfriados para entrar na admissão, um '"fôlego" extra.

Modelo R, recebeu o intercooler em out/85, apenas 290 unidades...

Motor DSC11 01





Observe o texto, 1978...

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