Incremento lançado em nov/83 e produção a partir de jan/84, com o intercooler ou pós arrefecedor dos gases do turbo, o motor ganha em potência, economia, ruído, arrefecimento e produz menos poluição. A Scania foi a primeira a lançar este equipamento no T112 e depois no R112.
Observe o comparativo:
versão |
DSC11 01 |
DS11 15 |
hp / rpm |
333 / 2000 |
305 / 2000 |
mkgf / rpm |
142 / 1250 |
126 / 1300 |
A potência teve acréscimo de 9,18%, e o torque de 12,69% com 50 rpm a menos.
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Veículo que divulgou o equipamento |
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Esquema didático, onde o vermelho são os gases ainda quentes vindos do turbo e em amarelo já resfriados para entrar na admissão, isso faz gerar muita potência, como se fosse um '"fôlego" extra |
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Modelo R, recebeu o intercooler depois |
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Projeto com muitas mangueiras, hoje são apenas 2 |
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