Histórico do Opticruise no Brasil
- Opticruise é um conjunto de componentes que viabilizam a troca automatizada das marchas, podendo ser instalado numa caixa convencional, como o caso da GR801, GR900, GRS900, etc.
- 1º veículo que o testou: Ônibus CMA Flecha Azul VIII sobre K124 de 420 hp, caixa GR801, prefixo do ônibus: 7501 da Viação Cometa em 1998
- lançado nos caminhões em agosto de 2001, requer injeção eletrônica e GRS900, com pedal de embreagem e alavanca no cofre do motor, primeiro veículo foi um R124 420 4x2 na cor prata
-lançado nos ônibus em jan/2003, na caixa GR801 de 7 speed
- 2ª geração: out 2007 [ linha PGR], com e sem pedal de embreagem e a alavanca atrás do volante
- 3ª geração: set 2011, com e sem pedal de embreagem, além de novos sensores que agilizam a trocam 7 milisegundos mais rápida.
- 4ª geração: jul 2013, agora sem pedal de embreagem, e novo software que conta com: Modo econômico [Ecocruise], Off Road, Padrão e Potência, além do novo sistema de lubrificação.
PS: É um sistema que veio crescendo ao longo dos anos, tanto equipando os caminhões, caso do atual líder de vendas, o R440 que impulsionou a venda do Opticruise e também no avanço tecnológico, no momento o equipamento é um ótimo aliado na economia do veículo num todo, pois é muito preciso. Agora mencionando a concorrência, a Volvo desenvolveu uma caixa para o I-Shift, que não possui aneis sincronizadores e o "tranco" durante as trocas é menor, e o intervalo de troca de óleo é maior. O equipamento da Mercedes, o Powershift segue o padrão da Volvo, e o AS Tronic da ZF equipa MAN, Iveco, Ford, DAF é um sistema muito bom também.
E nunca podemos nos esquecer: " Num mercado tão competitivo, não existe produto ruim"
1º veículo no Brasil a testar a caixa com Opticruise |
Eis a prova do equipamento no ônibus. |
Tudo começou com o pai do Opticruise, CAG (Computer Aided Gearbox), mas apenas na Europa. |
Alavanca do Opticruise em 2001, modos R, N, A e M (p/ aumentar marcha basta um toque para direita e para reduzir, para esquerda) |
Propaganda de ago/2001 |
Alavanca desde out/2007 |
1º caminhão a receber o Opticruise, em 2001 |
Finalmente aboliram o pedal de embreagem mesmo nas versões destinadas a aplicações off-road. Se até na Austrália e na África do Sul não se usava mais pedal de embreagem, era sacanagem obrigar os operadores brasileiros a permanecer com esse inconveniente.
ResponderExcluirRealmente.
ExcluirGostei do que li, parabéns!
ResponderExcluirQue bom, eu ainda estou aprendendo...
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