sábado, 28 de junho de 2014

Opções de suspensão traseira 6x2 - Volvo

Ao adquirir um cavalo 6x2 não se pode esquecer do tipo de suspensão traseira, atualmente no mercado tem a versão balancim (molas semi-elípticas) e pneumática. Mas a Volvo vai além, oferece a versão tandem com molas parabólicas, este sistema propicia o equilíbrio entre os dois eixos traseiros, tanto ao tracionar quanto ao lastro. Em meados dos anos 2000 era oferecida a versão mista, sendo com molas parabólicas no eixo de tração e suspensão no 3º eixo.


Tandem semielíptica ou feixe invertido, esta é rara, geralmente encontramos nos 6x4.


7 comentários:

  1. Essa do tandem é mais robusta e acho que deve ser desconfortável no dia-dia... Se me permite sugiro uma matéria sobre a diferença entre divisor de torque e bloqueio de diferencial, que muita gente não tem idéia do que são realmente e como funcionam e se precisar de alguma coisa estou à disposição!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Certo! Fiz uma matéria sobre tração 6x4_8x4 e trata do divisor de torque, dá uma olhada:

      http://mundodospesados.blogspot.com.br/2013/09/tracao-6x4.html

      Excluir
  2. Ficou incrível a matéria, serio mesmo. Parabéns! Tendo algo em mente, vamos conversando pra postar por aqui. Assunto técnico de verdade cai muito bem aqui neste seu blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu Wagner, mas a sua ajuda foi fundamental, agora estou arquitetando sobre as opções do 6x4.

      Excluir
  3. Numa eventual impo$$ibilidade de ir com a suspensão totalmente pneumática, eu apostaria nas molas parabólicas, por darem menos manutenção que as semi-elípticas (não precisa ficar arqueando de tempos em tempos) e manterem um nivelamento mais preciso em diferentes condições de carga.

    ResponderExcluir

Motor Paccar PX7 - DAF CF

  * Cilindros: 6 * Cilindrada: 6700 * Diâmetro x curso: 107 x 124 mm * Gama de potência: 200 à 360 cv * Gama de torque: 92 à 122 mkgf * Comm...