![]() |
Tandem semielíptica ou feixe invertido, esta é rara, geralmente encontramos nos 6x4. |
sábado, 28 de junho de 2014
Opções de suspensão traseira 6x2 - Volvo
Ao adquirir um cavalo 6x2 não se pode esquecer do tipo de suspensão traseira, atualmente no mercado tem a versão balancim (molas semi-elípticas) e pneumática. Mas a Volvo vai além, oferece a versão tandem com molas parabólicas, este sistema propicia o equilíbrio entre os dois eixos traseiros, tanto ao tracionar quanto ao lastro. Em meados dos anos 2000 era oferecida a versão mista, sendo com molas parabólicas no eixo de tração e suspensão no 3º eixo.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
-
3,80, 4,22, 4,78, etc. Com certeza você já se deparou com isso, mas o que são esses números? São as relações de diferencial, su...
-
Motor: OM-449LA, 5 cilindros, 9973 cc, turbo e intercooler, 300 hp à 2100 rpm e 133 mkgf entre 1100 -1600 rpm Caixa: ZF 16S 130 com 8 march...
-
Motor: TD102FS, 6 cilindros, intercooler, 340 hp à 2050 rpm e 143 mkgf à 1200 rpm Caixa: ZF 16S 130 (4+4+reduzidas) Diferencial: 2 opçõe...
Essa do tandem é mais robusta e acho que deve ser desconfortável no dia-dia... Se me permite sugiro uma matéria sobre a diferença entre divisor de torque e bloqueio de diferencial, que muita gente não tem idéia do que são realmente e como funcionam e se precisar de alguma coisa estou à disposição!
ResponderExcluirCerto! Fiz uma matéria sobre tração 6x4_8x4 e trata do divisor de torque, dá uma olhada:
Excluirhttp://mundodospesados.blogspot.com.br/2013/09/tracao-6x4.html
Obrigado!
ExcluirFicou incrível a matéria, serio mesmo. Parabéns! Tendo algo em mente, vamos conversando pra postar por aqui. Assunto técnico de verdade cai muito bem aqui neste seu blog!
ResponderExcluirValeu Wagner, mas a sua ajuda foi fundamental, agora estou arquitetando sobre as opções do 6x4.
ExcluirNuma eventual impo$$ibilidade de ir com a suspensão totalmente pneumática, eu apostaria nas molas parabólicas, por darem menos manutenção que as semi-elípticas (não precisa ficar arqueando de tempos em tempos) e manterem um nivelamento mais preciso em diferentes condições de carga.
ResponderExcluirConcordo plenamente.
ExcluirEu trabalho com um FH 6x2, 14/15, cuja suspensão traseira é do tipo tamdem parabólica. Ele realmente é um pouco mais duro e desconfortável no dia a dia. Entretanto, esse modelo de suspensão se apresenta muito robusto e durável. Eu creio que o pouco de desconforto adicional ainda é vantajoso em vista do grande ganho de resistência. Sugiro esse modelo para aqueles que utilizam o caminhão em aplicações mais severas. No entanto, por mais que seja uma suspensão resistente, o motorista que a utiliza (sobretudo em terrenos muito irregulares) deve ser muito cauteloso, pois ela tende fazer com que o caminhão adquira um movimento de balanço lateral, que incrementa facilmente, parecendo uma espécie de movimento harmônico de um pêndulo, no qual o caminhão balança para ambos os lados de um modo cada vez mais enérgico. Mas, ao meu ver, isso é uma questão de adaptação.
ResponderExcluir