domingo, 6 de julho de 2014

Volkswagen Constellation 25.370 6x2

Motor: MWM NGD370, 6 cilindros, 9354 cc, 367 hp à 2000 rpm e 163,3 mkgf entre 1100-1400 rpm
Caixa: ZF16S 1685TD, 16 marchas (4+4+reduzidas+2 ré)
Diferencial: Meritor MS23-185, na relação 3,40
Entre-eixos: 4,57 m

Obs.: É o mesmo motor MWM MaxxForce 10H, muito tecnológico, pois possui 24 válvulas, atende a norma Euro 3, os injetores tipo HEUI (Hydraulic Electronic Unit Injector) semelhante alguns modelos da Caterpillar, turbo com geometria variável (TGV), freio motor no cabeçote. Mas não agradou ao público, tanto que o modelo foi lançado em ago/07 e foi até fim de 2011, pois em 2012, com a norma Euro 5, o NGD não teve continuidade. Em seu lugar entrou o 25.390, tem matéria aqui no blog sobre o mesmo: http://mundodospesados.blogspot.com.br/2015/01/volkswagen-constellation-25390-6x2.html

A proposta do 25-370 era tracionar bitrem

Tecnológico, mas muitas avarias

16 marchas com resfriador

3º eixo da Suspensys

37 comentários:

  1. Quais são os problemas que esse motor apresenta? Eu leio o pessoal dizer que esse motor não presta, e assisti videos de adaptações de outros motores inclusive o v6 do actros, mas nunca soube os defeitos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cabeçote, junta do cabeçote, bloco, bronzina, fraqueza, enfim, várias coisas. A vida dele durou pouco, uma pena, pois MWM tem um nome conceituado no mercado.

      Excluir
  2. Bruno, só o 25.370 saiu com este motor e era o único problema do caminhão? Os outros posteriores trocaram o motor e foram felizes na resolução do problema? Vi que o preço deles despencou, são vendidos a preço de Scania 113 20 anos mais velhos que ele. Li que muitos colocam o mesmo motor com menos potência para aguentar, tipo a 320 HPs ou colocam os Cummins. Com um bom motor, tipo o V6 da Mercedes como o Lucas citou deve ficar uma ótima relação custo x benefício.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Saiu no 19-370, 25-370, 26-370 e 31-370, todos apresentaram problemas, muitos puseram o MB OM-457LA e se deram bem, creio ser a melhor opção. Hoje no lugar dele tem o 390 hp da Cummins. O V6 não sei como se desempenha, é algo novo e caro para nosso país.

      Excluir
  3. Ola Bruno, Tudo bem?

    Eu tenho um blog e gostaria de conversar com voce sobre parceria... seria possivel? Qual seu email?

    Se quiser, me mande um email para conversarmos melhor... vserra@fagmax.com.br

    Se desejar dar uma olhada no meu blog, segue o link:

    http://fagmax.com.br/transportadora_santos/blog-artigos

    Obrigado,

    Vitor Serra

    ResponderExcluir
  4. Pelo que eu me lembre, pior que os problemas desse motor é o fato do sistema eletrônico ser fornecido pela Siemens ao invés da Bosch, e muitos reparadores independentes não terem o equipamento de diagnóstico compatível com o sistema da Siemens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tive azar de comprar este caminhão 25.370 trucado,,estourou 5 motores, a volkswagem trocou um e com mais 50.000 furou as camisas e logo depois de um mes se foi o cabeçote...uma blz.

      Excluir
  5. Bruno, outro dia pesquisando motores no site Bom Negócio me deparo com um anúncio que fiquei curioso, tanto que escrevi para o anunciante como nunca li nada sobre soluções para este motor, acho até útil compartilhar. Segue abaixo:

    http://sp.bomnegocio.com/sao-paulo-e-regiao/servicos/mecanico-de-vw-25-370-motor-international-mwm-35145419

    Ola amigo, é muito simples: retiramos o cabeçote e abrimos dois furos de agua a mais... Inverte-se dois fios da turbina fazendo com que ela trabalhe aliviando um pouco mais a saida dos gases de escapamento. Trocamos o trocador de calor e colocamos um importado, esse que sai no caminhão não vale nada... Trocamos a valvula de emergencia do reservatorio de agua e colocamos uma que trabalhe com 1,4 bar de pressão... o mesmo fazemos com a tampa do reservatorio..



    O ideal é que faça tudo isso antes de dar problema, porem se em algum momento o motor ja sofreu aquecimento aí tambem temos que mexer nas camisas de cilindro. Trocamos as camisas e aumentamos a quantidade de vedação das camisas com uma simples adaptação que a retifica faz. Essa vedação origina não aguenta alta temperatura.



    valores: Só a primeira parte: R$ 8.000,00

    primeira parte com a segunda (camisas e motor) R$23.000,00



    Forma de pagamento: metade a vista e a outra parte em até 6 vezes no cartão sem juros

    ou tudo em até 24 vezes no cartão com juros de financiamento.




    * * * Não sei se este não é o procedimento que já li sobre baixar a potência, não menciona nada, só me perguntei sobre o aliviar a saída da turbina, penso ser isso. Agora o o restante do retrabalho não sei se é padrão quando arrumam este motor.

    De qualquer maneira, como gosto de informações técnicas, resolvi compartilhar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, fez bem em compartilhar. Agora eu começo a me perguntar sobre abrir furos no cabeçote e sua pressão maior de trabalho, inversão de fios na turbina, deve ser a regulagem das palhetas do TGV, e as camisas. Isso indica o problema térmico do motor, vamos analisar, levantar mais informações.

      Excluir
    2. Se for para fazer gambiarra, melhor trocar logo o motor inteiro por um que não seja tão problemático e que tenha peças mais em conta e facilmente disponíveis.

      Excluir
    3. Bom dia
      Esse Rapaz chama-se Marcio Honorato da MH diesel em SP, eu ja conversei com ele realmente ele faz algumas coisas que é interessante mas como eu tava sem grana nao levei para ele mas ele morou nos EUA e la esse motor é o Maxe force 9 la ele mecheu bastante, agora ele esta com anuncio no mercado livre ou procura no google MH diesel.

      Excluir
    4. O rapaz fala que o alívio da turbina funciona como um carro turbo no caso o carro tem a valvula de descarga e na turbina ele inverte o fio para quando tirar o pe do acelerador ela libera a pressao.

      Excluir
    5. Tenho um 25370 comprei de um gambiarreiro, o meu estourou uma busca da biela aí foi desmontado aí já fiz umas alterações coloquei mais um anel de vedação nona camisa, na junta do motor se vc presta atenção vai ter 5 furos pequenos da largura de uma caneta e tanto no bloco como no cabeçote os buracos são bem maiores e pesquisando nos motores lá dos EUA tem uma junta lá que os buracos pequenos da nossa junta lá na dos EUA são da mesma espessura tanto do buraco do bloco quanto do cabeçote entao eu abri na junta minha também porque aumenta a circulação a saída da água do bloco para o cabeçote assim refrigera mais rápido, na valvula termostatica abri 2 furos pequenos entao quando está na marcha lenta ele fica com a temperatura em 70° e quando está trabalhando fica 90° Mas a parte Boa e que vc para o caminhão em 10 minutos a temperatura já começa a cair

      Excluir
  6. Quantos bar de pressao a turbina tem q da no 25.370??

    ResponderExcluir
  7. Lixo de motor trocar logo e mais fácil e vai sair mais barato 19370 lixooooo não presta esse motor tive uma bosta dessa. Me faliu

    ResponderExcluir
  8. Lixo de motor trocar logo e mais fácil e vai sair mais barato 19370 lixooooo não presta esse motor tive uma bosta dessa. Me faliu

    ResponderExcluir
  9. Gilberto romano . trabalhei com desses, não vale nada,mexeu 2 vezes em período de 45 mil KLM, as Camisas trincam.

    ResponderExcluir
  10. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  11. Trabalhei com um desses, não vale nada,mecânico mexeu 2 vezes em um período de 45 mil klm. As camisas trincam facilmente.


    ResponderExcluir
  12. Tenho um deste, não vale nada, a VW (MAN) não fez nada para seus clientes.

    ResponderExcluir
  13. Tem um mecanica em SP chama-se MH diesel que é eles que fazem umas alteraçoes no proprio motor.

    ResponderExcluir
  14. tem uma conversa acima que uma pessoa fala da alteraçao eu ja conversei com o cara que faz ele chama Marcio Honorato da MH diesel realmente ele faz umas alteraçoes interessantes da 1 ano de garantia sem limite de km, se voce tem um caminhao 25370 e nao deu problema ainda ele faz essas alteraçoes e segundo ele fica muito bom.
    Ele morou nos EUA e la esse motor é o maxxi force 9 e existe a muito tempo, ele falou que o problema é no cabeçote porque o motor foi feito para andar nos EUA e la o clima é mais frio e quando trouxeram para o Brasil acharam que nao tinha necessidade de trocar o cabeçote por um que as galerias de agua fosse maiores por isso que esquenta muito forma bolha de ar e quando as camisas delatam entram pela frestas que fazem e começam a corroer a camisa.
    procurem no google que tem e liguem para ele que eles explica.

    ResponderExcluir
  15. Motor 19 320 serve nele?

    ResponderExcluir
  16. Boa tarde!

    Meu 25370 esta jogando agua pelo suspiro do reservatorio, porem a temperatura trabalha normal. o que pode ser??

    ResponderExcluir
  17. porque o oleo do motor mwm 25-370 não marca na vareta e ja troquei o oleo botei 35 litros e não esta marcando na vareta

    ResponderExcluir
  18. porque o oleo do motor mwm 25-370 não marca na vareta e ja troquei o oleo botei 35 litros e não esta marcando na vareta

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. porque o oleo desse motor são 42 litros

      Excluir
  19. Boa tarde... Esse motor é só na parte de cima que adaptaram o resto é mexicano e virou uma porcaria porque para ser legalizado no Brasil teve de ser furado o bloco... Sinceramente quem tiver esse motor ainda se vir a dar problemas nem pense em arrumar... Arrume logo a junta... Junta o motor e coloca no lixooo troque por outro na hora ou você sera outro a falir no mundo dos transportes. Eu quase dali tentando ajeitar ate que tive a coragem de fazer prestações e meter outro motor... Tive em uma revenda em MG e os caras tiveram a coragem de me falar que a MAN quer exterminar esses motores porque deu muitos problemas... Poxa se deu problemas não é culpa nossa mas sim dos engenheiros de aprovar e colocar no mercado essas porcarias. Falei para receber o meu e que colocassem fogo para exterminar o mesmo ja que os que acreditaram compraram uma passagem para o sofrimento nas estradas... Na Argentina nao entrou o 370 só o 320 sorte do hermanos... Reforçando os grampos de mola da traçao e trocando o motor fica um baita caminhao... Mas para fazer isso só quem comprou mesmo para nao sair com um tufo maior ainda ja que o caminhao por apresentar esses problemas, nao vale quase nada. Caminhao para pesado mesmo e pouca manutençao é volvo, para leve e media porem biscateira é scania e um que vem surpreendendo é a IVECO.

    ResponderExcluir
  20. Boa tarde Bruno tenho um 25 370 o problema que no painel a luz verde do freio motor nao para de pisca quando ativa mais não liga o freio motor vc poderia me dizer pq pode ver?

    ResponderExcluir
  21. Troca a lampada verde pela amarela que seu caminhão já esta maduro

    ResponderExcluir
  22. A luz pisca até o óleo do motor atingir 60 graus aí ela fica acesa, se continuar piscando tem 3 sensores no comorail pode ser o primeiro da frente do motor ou o do meio. Para saber se é o primeiro é só inverter que 2 são iguais se ficar bom é só trocar, agora se for o do meio aí não tem jeito esse custa mais de mil.

    ResponderExcluir