1) A tração dos caminhões 6x4, 8x4, os 2 diferenciais funcionam juntos a todo o momento, 50% p/ cada eixo, controlados pelo 3º diferencial ou divisor de torque (montado na carcaça do primeiro diferencial, veja imagem abaixo).
2) O consumo de combustível é sensivelmente alterado, dado ao arrasto e maior peso sobre o tandem.
3) Os 8 pneus utilizados no conjunto precisam ser da mesma medida.
4) Se patinar, é hora de utilizar um recurso, o bloqueio
a] No 1º estágio (bloqueio longitudinal) bloqueia o divisor de torque, o caminhão precisa estar parado e o resultado é que um par de pneus de cada eixo vai tracionar, pois os 2 diferenciais vão trabalhar na mesma velocidade e pode fazer curva.
b] Se mesmo assim patinar, aciona-se o 2º estágio, é o bloqueio transversal, as 8 rodas e neste caso, a caixa satélite é anulada. O 1º estágio continua acionado e neste caso, não se faz curva, por conta do risco de quebra.
c] Se mesmo assim o veículo não sair, o melhor é pedir para alguém rebocar.
Observações:
Nos MB 2213 e demais 6x4 com cabine AGL, Ford 22-000 e Dodge 950, o sistema é diferente, pois não tem o divisor de torque na carcaça do primeiro diferencial. O câmbio manda força para a caixa de transferência e ela manda dois cardãs, um para cada diferencial, este sistema é chamado de "perna cruzada", veja matéria: 2 cardãs
![]() |

Muito boa a postagem, curto muito os traçados, o freio auxiliar fica otimizado pois transfere a força de frenagem para um eixo a mais, e atualmente, ao contrário do que muitos pensam, os 6x4 novos são full times, funcionam o tempo todo. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtima postagem! Conteúdo bem explicado. Sobre os 6x4 que erguem o eixo traseiro sabes se já tem algum modelo no Brasil? Me parece que é Meritor.
ResponderExcluirMe parece que a Meritor quer introduzir este sistema.
Excluirolá, não conhecia seu site, meus parabéns, excelente!
ResponderExcluirainda sobre os 6x4, tenho um e gostaria de transformar para 6x2, mas, se entendi bem, não é simplesmente remover o cardan intermediário (que interliga os 2 diferenciais) devido ao divisor de torque, correto? Estou a procura de alguem para trocar idéias a respeito do assunto.
Mais uma vez, parabéns pelo excelente material!
raphael
Pois é, não é tão simples assim, os 6x4 costumam ter relações mais curtas que os 6x2. Este processo fica inviável, o ideal seria pegar um 6x2 já pronto, agora se você pretende tracionar composições de 7 ou 9 eixos, o 6x4 está em alta.
ExcluirPor favor, se possível, além das informações já existentes, consegue me detalhar sobre o modelo P124 CB 6x4 NZ 360 ano
ResponderExcluir2000/00
SE ALGUEM TIVER A VISTA EXPLODIDA DO DIFERENCIAL TRASEIRO 6X4
ResponderExcluirMB 2627 ANO 2009 ME MANDE PARA O EMAIL adm@mecanicamultimarcas.com.br DESDE JA AGRADEÇO PARA JULIANO
Vc poderia me explicar em qual diferencial do traçado recebe primeiro a força motriz. Fico agradecido se poder mim responder (j.mesilva@hotmail.com)
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirPessoal
alguem pode me ajudar ?
tenho 4 r440 6x4 e nao sei mais como resolver o problema do cardan do diferencial trazeiro.
todos eles quebran e da um prejuiso muito grande, todos os amigos que tem esse scania 6x4 tamb'em nao sabe como solucionar esse probema.
Caro Senhor, seu cardan traseiro quebra por torque (torção)ou excesso de flexão?
ExcluirOlá Cleverson.
ResponderExcluirSou o Marcos, tenho 8 R440 6x4 que ja estão com km entre 500 e 800 mil rodados e pode acreditar, nunca tive problema com cardan e cruzeta. Quando recebi os caminhoes fui informado da lubrificação correta com graxa adequada. Sempre lubrifico a cada 15 mil quilometros conforme recomendação da fabrica e meu caminhoes puxam calcario nas fazendas e grãos para os principais portos do brasil.
Acredite, a solução é realmente a graxa adequada. Se a lubrificação for incorreta é melhor deixar de lubrificar assim como o volvo que tem sistema blindado e a graxa que vai no cardan é a mesma recomendada pela scania.