1) A tração dos caminhões 6x4, 8x4, os 2 diferenciais funcionam juntos a todo o momento, 50% p/ cada eixo, controlados pelo 3º diferencial ou divisor de torque (montado na carcaça do primeiro diferencial, veja imagem abaixo).
2) O consumo de combustível é sensivelmente alterado, dado ao arrasto e maior peso sobre o tandem.
3) Os 8 pneus utilizados no conjunto precisam ser da mesma medida.
4) Se patinar, é hora de utilizar um recurso, o bloqueio
a] No 1º estágio (bloqueio longitudinal) bloqueia o divisor de torque, o caminhão precisa estar parado e o resultado é que um par de pneus de cada eixo vai tracionar, pois os 2 diferenciais vão trabalhar na mesma velocidade e pode fazer curva.
b] Se mesmo assim patinar, aciona-se o 2º estágio, é o bloqueio transversal, as 8 rodas e neste caso, a caixa satélite é anulada. O 1º estágio continua acionado e neste caso, não se faz curva, por conta do risco de quebra.
c] Se mesmo assim o veículo não sair, o melhor é pedir para alguém rebocar.
Observações:
Nos MB 2213 e demais 6x4 com cabine AGL, Ford 22-000 e Dodge 950, o sistema é diferente, pois não tem o divisor de torque na carcaça do primeiro diferencial. O câmbio manda força para a caixa de transferência e ela manda dois cardãs, um para cada diferencial, este sistema é chamado de "perna cruzada", veja matéria: 2 cardãs
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Muito boa a postagem, curto muito os traçados, o freio auxiliar fica otimizado pois transfere a força de frenagem para um eixo a mais, e atualmente, ao contrário do que muitos pensam, os 6x4 novos são full times, funcionam o tempo todo. Parabéns pela postagem.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirÓtima postagem! Conteúdo bem explicado. Sobre os 6x4 que erguem o eixo traseiro sabes se já tem algum modelo no Brasil? Me parece que é Meritor.
ResponderExcluirMe parece que a Meritor quer introduzir este sistema.
Excluirolá, não conhecia seu site, meus parabéns, excelente!
ResponderExcluirainda sobre os 6x4, tenho um e gostaria de transformar para 6x2, mas, se entendi bem, não é simplesmente remover o cardan intermediário (que interliga os 2 diferenciais) devido ao divisor de torque, correto? Estou a procura de alguem para trocar idéias a respeito do assunto.
Mais uma vez, parabéns pelo excelente material!
raphael
Pois é, não é tão simples assim, os 6x4 costumam ter relações mais curtas que os 6x2. Este processo fica inviável, o ideal seria pegar um 6x2 já pronto, agora se você pretende tracionar composições de 7 ou 9 eixos, o 6x4 está em alta.
ExcluirPor favor, se possível, além das informações já existentes, consegue me detalhar sobre o modelo P124 CB 6x4 NZ 360 ano
ResponderExcluir2000/00
SE ALGUEM TIVER A VISTA EXPLODIDA DO DIFERENCIAL TRASEIRO 6X4
ResponderExcluirMB 2627 ANO 2009 ME MANDE PARA O EMAIL adm@mecanicamultimarcas.com.br DESDE JA AGRADEÇO PARA JULIANO
Vc poderia me explicar em qual diferencial do traçado recebe primeiro a força motriz. Fico agradecido se poder mim responder (j.mesilva@hotmail.com)
ResponderExcluirboa noite
ResponderExcluirPessoal
alguem pode me ajudar ?
tenho 4 r440 6x4 e nao sei mais como resolver o problema do cardan do diferencial trazeiro.
todos eles quebran e da um prejuiso muito grande, todos os amigos que tem esse scania 6x4 tamb'em nao sabe como solucionar esse probema.
Olá Cleverson.
ResponderExcluirSou o Marcos, tenho 8 R440 6x4 que ja estão com km entre 500 e 800 mil rodados e pode acreditar, nunca tive problema com cardan e cruzeta. Quando recebi os caminhoes fui informado da lubrificação correta com graxa adequada. Sempre lubrifico a cada 15 mil quilometros conforme recomendação da fabrica e meu caminhoes puxam calcario nas fazendas e grãos para os principais portos do brasil.
Acredite, a solução é realmente a graxa adequada. Se a lubrificação for incorreta é melhor deixar de lubrificar assim como o volvo que tem sistema blindado e a graxa que vai no cardan é a mesma recomendada pela scania.