sexta-feira, 30 de maio de 2014

Scania Retarder

Retarder é o freio hidráulico que equipa os caminhões e ônibus Scania, trabalha com alta pressão do óleo, instalado na saída da caixa de câmbio, freia o veículo sem precisar utilizar o freio de pedal, trazendo economia das lonas ou pastilhas de freio.
Lançado em 1993 na Europa, chegando no Brasil em março de 1998 com a série 4, sendo a 1ª geração: com 3000 Nm (306 mkgf) de torque. Contava com 5 estágios, pesando cerca de 120 kg, reservatório de óleo com 5 litros, realizando troca entre 60.000 e 120.000 km
A 2ª geração surgiu em setembro de 2011 com a chegada da série PGR, o formato do equipamento mudou, a alavanca de acionamento também e ficou mais forte, 3500 Nm (357 mkgf)
O uso correto deve ser em pisos aderentes, não se usa em piso escorregadio por segurança, para evitar deslizes do cavalo, e o giro ideal é a partir de 1800 rpm pois proporciona boa circulação do líquido de arrefecimento, este ajuda a resfriar o mesmo, sendo o mesmo utilizado no radiador; e é justamente esta questão que incomoda muitos motoristas e frotistas, pois alegam o super aquecimento do Retarder.
Atualmente a ZF tem um produto similar, o Intarder e equipa o Iveco Stralis por exemplo, e o Volvo FH16 750 8x4, além do VEB, conta com um freio semelhante ao Retarder também.

1ª geração contava com 872 hp

Item opcional, na faixa dos R$ 20.000,00

Arrefecimento da 1ª geração

Arrefecimento da 2ª geração

As alavancas da 1ª e 2ª geração.

9 comentários:

  1. Deveria ser um item de série em todos os cavalos 6x4, de todas as marcas. A Scania deveria popularizar o seu uso nos cavalinhos, já que deixa a desejar no freio motor.

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  2. Obrigado por adicionar um pouco mais ao meu conhecimento.

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  3. Qual o tipo de oleo q é recomendado usar no freio retarder?

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  4. Gostaria de saber por onde coloca o óleo do retarder da Scania opticruise

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  5. Qual oleo adequado a usa em um r440 2013

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  6. Tenho um Scania com retarde so que baixa o nível do oleo

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    1. Na verdade, não existe motor que não baixe óleo. Não tem como não baixar, queima um pouco nas camisas, evapora um pouco por causa do calor.. E quanto ao fato de ter o retarder, não tem nenhum contato com o óleo do motor. O que pode estar acontecendo, é o motorista estar utilizando o ratarder com o RPM baixo, e isso faz com que a temperatura suba, degradando mais ainda o óleo do motor.

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Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...