domingo, 4 de maio de 2014

Volvo N12 Intercooler 4x2

Motor: TD121F, 6 cilindros, 12.000 cc, 130,18x150 mm, 385 hp à 2050 rpm e 163,2 mkgf à 1300 rpm
Caixa: ZF16S160, de 8 marchas [4+4] além das reduzidas
Diferencial: RAN281, de redução nos cubos, na relação 3,79
Entre-eixos: 4,10 m

PS. A nomenclatura H, XH e XHT em 1987 dava lugar à essa mais simples, durou pouco, pois em 1989 a Linha Power chegava com tudo.

Famoso "faixa preta"

5 comentários:

  1. Não sabia que este Volvo tinha essa potência toda (385hp) para a época, muito bom, não?

    Aproveito para deixar os meus parabéns pelo blog, resgata o passado e o presente de muitos caminhões queridos desse país!

    ResponderExcluir
  2. Pois é, a Volvo pensou cedo em motores de 12 litros. Obrigado pelo elogio, mas aqui precisa melhorar muito ainda.

    ResponderExcluir
  3. Potente para época, mas zero de conforto.

    ResponderExcluir
  4. Meu pai trabalhou em um N12 desse, transportava madeira de Para gorilas no Pará, para Vitória da Conquista na Bahia, pegava muita estrada de chão, e nunca o deixou na mão, meu pai dizia que nem sabia se o Volvo tinha motor, pq ele nunca abria o capo, um caminhão que não dava defeito. Parabéns ao blogoverno!

    ResponderExcluir