terça-feira, 6 de maio de 2014

Ford Cargo 2428e

Motor: Cummins Interact, 6 cilindros, 5833 cc, com 275 hp à 2500 rpm e torque de 96,9 mkgf à 1500
Caixa Eaton FS-6306B (6 marchas)
Diferencial: Meritor MS23-245, de dupla velocidade, relações: 4,10 / 5,59
Entre-eixos: 6,02 e 6,53 m






6 comentários:

  1. Parceiro, comprei uma maquina dessa e estou precisando modificar o local do filtro de ar que está me fazendo perder quase 30 cm de espaço para minha carroceria, o meu tem o 4° eixo erechim que dificulta passar para o outro lado, segunda opção seria repocisionar ele um pouco mais abaixo só que lá está a bateria e a bomba hidraulica que levanta a cabine. Você pode me ajudar???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De todos os Cargo 8x2 que vi, todos tem o filtro do lado direito, ou seja, original de fábrica, que é um local bem posicionado e seguro. Teve montadora que colocou atrás do farol e o filtro bebeu água. Pode reparar que é uma tendência ficar atrás da cabine. De repente você poderia colocar embaixo do assoalho da carroceria, visível pela lateral, mas não é aconselhável, o caminho percorrido pelo ar é estudado, e mexendo, o caminhão pode perder desempenho, além de ficar com estética estranha e na hora de vender ser desvalorizado.

      Excluir
  2. Bruno, tenho visto prestado atenção na ficha técnica dos motores nas postagens e percebo que um motor de mesma litragem tem uma boa variação de potência e torque. Tenho observado mais os 6CC na faixa dos 6 a 8 litros. Tenho ciência que quanto mais HPs se extrai, mais sobe o consumo e baixa a durabilidade do motor, certo. A questão do consumo fico curioso, qual a proporcionalidade, tipo um motor como este de 5.8 litros vemos na casa de 200 a 300 HPs, considero uma elevação grande. Então te pergunto se um motor que comece em 200 HPs e o que é configurado para 300 HPs por exemplo, vai aumentar muito o consumo? Na verdade tenho procurado uma tabela do tipo consumo por hora dos motores diesel e na falta vou vendo com informações aqui e ali. Já li comentários que os que equipam os Volvos VM (acredito ser os MWM eletrônicos) chegavam a ser 30% mais econômicos que os concorrentes, sabe se procede? E o blog firme, parabéns! abraço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Consumo envolve muitos fatores, a tendência é a diminuição do tamanho, peças mais leves, etc. Sua pergunta é complicada de resolver, mas observe o motor DC9 do Scania, o atual é 9,3 litros com 250 e 310 hp.
      O motor do VM atual é o MWM International MaxxForce 7.2H. Acredito que cilindrada maior com potência menor, por exemplo o 250 hp da Scania faz pouca força para superar um concorrente que nem o Cummins desta postagem, é meu ponto de vista.

      Excluir
  3. Entendi Bruno. Um motor de mesma geração maior trabalhando digamos "folgado" tem algumas vantagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza. eu preciso montar um comparativo sobre os médios na casa dos 260 hp.

      Excluir