sexta-feira, 8 de novembro de 2013

Comparativo: Volvo FH16 750 x Scania R730


FH750 x R730

Em primeiro lugar é preciso explicar algumas coisas:

1) Volume do motor, no caso do FH750 são 6 cilindros em linha, os pistões tem diâmetro de 144 mm enquanto o R730 tem 8 cilindros em V, com diâmetro de pistões de 130 mm. Calculando o volume deles chega-se a 864 mm para o FH e 1040 mm para o Scania;

2) Curso do pistão, o FH com seu motor D16G tem 165 mm contra 154 mm do DC16 do R730

3) Cilindrada, o FH tem 16.100 cc contra 16.400 cc do Scania R730

4) Torque, o FH tem 362,24 mkgf contra 357,14 do Scania, diferença de 5,1 mkgf ou 1,43 %

5) Motor V8 conta com 5 mancais no virabrequim, enquanto o i6 (6 cil. em linha) possui 7.


Muitos não entendem sobre arquitetura de motores e sai criticando este ou aquele, o fato é que Scania aposta em V8 e Volvo afirma num 6 cilindros em linha, com curso de pistão maior e diâmetro também maior, nisso se equipara ao V8.

No D16 da Volvo já tiraram muita potência sem abrir as camisas, agora com 750 hp, será que consegue-se extrair mais? Até mesmo um motor 12 litros se extrai 1.200 hp, mas a vida útil diminui drasticamente. A Scania por sua vez vez, abriu o bloco em 800 cc a mais e indica que vem mais upgrade, já se cogita o 780 hp.

E vamos salientar: potência num caminhão é algo secundário, o que manda mesmo é torque, afinal caminhão é ferramenta de trabalho e não carro de passeio. São ótimos produtos, depende agora do gosto do freguês.


40 comentários:

  1. o Legal bruno , eu não entendo muito de Mecânica, mais pelo o que eu entendi , então o FH16 já está no seu máximo?

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    1. Pelo jeito sim, e o novo mapa de sua injeção vai cortar muitas atuações para não quebrar. Analise, o D16 nasceu com 470 hp, e os pulos foram: 520/550/580/610/660/700 e agora 750, a lógica responde.
      Eu preparo carros de arrancada, por isso que afirmo esses dados, pois num motor 12 litros da F-Truck se obtém 1.200 hp, mas a vida útil é curta. E deixo bem claro que admiro todo e qualquer tipo de caminhão, todos tem erros e acertos, por isso não existe o melhor, e sim o mais regular. Se você me perguntar se eu queria um FH16 750, eu reponderia que sim, mas eu tenho preferência pelo 660 hp, afinal caminhão é para trazer lucros e caminhão que não quebra, é mais $ para o bolso.


      PS: comente, divulgue, espalhe, fale, escreva o quanto quiser, é o teu espaço. Obrigado!

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    2. Valeu Bruno pela resposta , pode deixa eu to espalhando, acho interessante essas informações.
      Tenho uma duvida faz tempo sobre esses motores do FH vou usar os Euro 3 como exemplo os D13C , até aonde eu sei todos são os mesmos motores do 400/440/480/520, a unica coisa que eu sei que muda entre ele é a turbina e modulo ,é isso mesmo só(eu acho que não) você informação do que mais muda nesse motores ?

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    3. D13A é E3 e tem as potências 400/440/480/520 hp e D13C é E5 e tem as potências: 420/460/500/540 hp. É o mesmo motor conforme você citou, e a diferença está no módulo, unidades com maior pressão, e turbina, além de alguns sensores e atuadores com calibração diferente.
      Wesley, para obter potência basta injetar mais ar e mais combustível, mas com quantidade correta, que se ganha potência. Sabe essa papo furado de chip? Maior enganação, pois se ele funcionasse as fabricantes não iam estudar tanto para abrir um bloco, ou fazer um novo, acertar uma taxa, ou algo do tipo, era só instalar um chip e vender a propaganda de maior potência.

      Vai acompanhando, eu sei pouco ainda e o blog é para nós aprendermos!

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    4. Obrigado Bruno , então minha duvida, eu errei mesmo ali no Euros! kkkk, mais em fim , eu tinha essa duvida justamente por isso sobre o Chip, que falam que é só reprogramar o módulo. conheço gente que troco modulo e turbina e reclamam de durabilidade por isso me veio a duvida então tem mais coisas por traz apesar de ser mesmos motores.

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  2. Obrigado Primo, é teu espaço também, acompanhe e escreva o que quiser.

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  3. Então Bruno sem querer ser chato mais já sendo , é possível aumentar torque de um motor sem prejudicar ele muito ?

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    1. É possível, todo motor tem sobra para que futuramente ganhe mais torque e potência. Vamos pegar o exemplo do D13, ele começou com 400 hp e 204 mkgf e se ajusta muito bem com 500 hp e 255 mkgf [mesmo torque do 520 E3]. Quando se ganha potência também se ganha torque, e como torque é a força, um simples ajuste de virabrequim faz o motor ganhar mais força. Hoje com a eletrônica muito desenvolvida, tem softwares que emulam um motor, e daí se observa onde se pode ganhar rendimento, como por exemplo um novo coletor de admissão com diâmetro maior, comando de válvulas, sistema de escapamento, reprogramação do MCE, etc. E só pra elucidar bem, acompanhe a fórmula: Potência = torque x rpm

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    2. muito bom Bruno valeu , desculpa chatear ai é que eu sou muito curioso sobre isso, sempre quiser aprender , obrigado pelas respostas !

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    3. Que nada, pergunte o que quiser, se eu não souber responder eu consulto o manual do escoteiro mirim, rsrsrsrs

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  4. Eu ainda gosto mais do layout de 6 cilindros que dum V8 na mesma categoria: mesmo com menos pulsos de torque a cada ciclo (6 contra 8), são pulsos de maior intensidade e com menos arrastos internos que comprometem a eficiência geral do motor.

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    2. Já fui mais fissurado em V8, mas nunca foi minha preferência absoluta, talvez pela Chevrolet nunca ter produzido nenhum V8 localmente.

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  5. Bruno, vc poderia falar um pouco sobre a má fama que os V8 tem. Uns idolatram, a maioria quer distância. Pesquisando vi o porque (tem de saber andar com eles e não pode andar no limite dele - senão estoura tudo), mas gostaria de maiores esclarecimentos com um olhar técnico que vc sempre faz. Achei ótimo o blog, diferente e interessante, alia informação de valor e avaliações bem fundamentadas! Obrigado e abraço!

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  6. Vamos lá, o V8 é outra arquitetura, na prática ele desenvolve um torque muito elevado, além de ser bem elástico, trabalhar com menos rpm e vibrar bem menos que um L6. Quando a Scania quis fazer um motor de 8 cilindros, até pensaram em um L8, mas devido ao tamanho optaram por V8. É um tipo de motor que quando exigido, ele responde na hora, tem muita compressão, daí que surgem os vazamentos, e neste momento de exigência, o motor precisa de ar e combustível, justamente aí que surge o problema do consumo, são 8 cilindros...
    Agora com a injeção eletrônica (uma das maiores invenções do século XX) a coisa muda de figura, pois o módulo corta combustível, atrasa ponto, etc. Mas continua a máxima: "V8 é que nem piano, só quem sabe é que toca!"
    O V8 na mão de um motorista tem desempenho acima de um L6, consumindo menos e com menor rpm, ou seja, o motorzão exige perícia. Eu tenho uma certa predileção por Scania, mas não sou cego, hoje o FH é mais caminhão em vários itens, veja quantos 520 e 540 povoam as rodovias e quantos V8 a gente vê, ao certo eu não sei o que ocorre, deve ser o preço elevado e a recusa de muitos em relação ao V8. Agora isto vai dar um outro tom, pois a MB trouxe o Actros 2655 V8, vamos aguardar novidades. Obrigado por acompanhar o blog, é feito pra turma que curte os pesados, eu corro atrás de informações e reconheço que sei o mínimo do mínimo do mínimo...

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  7. Eu não duvido que a Volvo aumente a potência do D16 para mais de 800 CV e a Scania também, até a Iveco está de olho nos "16 litros" e esta desenvolvendo o cursor 16 para até 750 CV, basta saber quando será oficialmente lançado! E se "vai prestar".

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    1. Tanto a Volvo quanto a Scania têm motores muito superiores aos 800 HP. Porém não existe demanda viável para transporte rodoviário.
      Por esse motivo, motores mais potente do que o do FH16 780 são destinado à linha náutica e caminhões fora-de-estrada.

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  8. Bruno, parabéns pelo blog. Excelentes comentários com embasamento técnico.

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    1. Quem tem alguma noção sobre motores, sabe que em qualquer veículo o que se usa a maior parte do tempo é o torque, grandeza que aparece em rotação intermediária e quase nunca se utiliza a potência que só aparece em rotações já praticamente no limite. E isto vale para carro, caminhão, moto. E no caso específico de caminhão o que sobra no final do mês é o que conta. Se abusa na rotação o lucro sai pelo cano de descarga. Não tem mágica nisto

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    2. Na mosca, foi o que escrevi na parte final, o torque é a base!

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  9. Oi Bruno.....estou gostando do seu blog. 'E muito esclarecedor.....Gostaria de perguntar como aumentar a potencia do meu caminhão Eurotech que 'e alimetado por Bomba Ingetora, se eu aumentar o Ar na mistura vou conseguir!!!! E Parabens pelo Blog.

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    1. A estequiometria [mistura ar/combustível] é diretamente proporcional, se aumenta o ar, precisa aumentar também o combustível, mas leve numa oficina especializada, essa configuração exige mãos habilidosas, pois o propulsor que está em jogo. Quanto o blog, é para o público que admira pesados, dê sugestões.

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    2. Oi,,,, estou para leva-lo em uma oficina de bombas Ingetoras, para faze-lo. Mas valeu... Gostaria de saber a sua opinião sobre os Sinotruck A7, 380 , 420 e 460.... Obrigado

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  13. Motor é do do 113H 360, pouca manutenção, um motor que o dono ganha dinheiro e a manutenção é barata em comparação com esses outros que estão sendo lançados.

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  14. O motor do FH 750 é o mesmo motor usado em Gerador de Energia Volvo TWD1643GE?

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    1. Bloco é o mesmo, como é estacionário gera ainda mais potências. Também possui novos mapas de injeção.

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  15. Desculpe-me a ignorância e até posso deduzir algo sem certeza, mas porque dos estacionários pode-se extrair mais potência. Vi um motor de 111s indo até 600 cvs, isso não diminui muito a vida útil?

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    1. O fato do motor estar fixado, não receber as intempéries do tempo, não oscilar o rpm, consiste em maior durabilidade, então se consegue mais potência, pois a estrutura à sua volta o auxilia. É como um produto no pó, calor e movimentos e outro refrigerado.

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  16. Caramba Bruno,parabéns pelo blog camarada.Total clareza nas informações e ótima explicação!Também sou fã de caminhões Brutais e motores.é uma pena que o governo Brasileiro não facilita para nós a aquisição de máquinas maravilhosas,como os caminhões europeus,por exemplo.Nós também merecemos máquinas igual a essas!Valeu pelo espaço BroW!!!

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  17. Caramba Bruno,parabéns pelo blog camarada.Total clareza nas informações e ótima explicação!Também sou fã de caminhões Brutais e motores.é uma pena que o governo Brasileiro não facilita para nós a aquisição de máquinas maravilhosas,como os caminhões europeus,por exemplo.Nós também merecemos máquinas igual a essas!Valeu pelo espaço BroW!!!

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  20. Pq os caminhões international estão tão baratos?o que este caminhao tem de defeito para o preço estar tão baixo?

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    1. A montadora está mal das pernas, inclusive a produção deu uma pausa.

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  21. Mais em geral o international 9800i e um caminhão bom,em questão de mecânica e media?

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