quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Caixa automatizada Volvo I-Shift

I de Intelligence e Shift, de mudança, ou seja, mudança inteligente, essa é a caixa da Volvo.

Se trata de uma caixa convencional, porém sem aneis sincronizadores e trocas automáticas, quando escolhido o modo Automático, essa parte superior da caixa que recebe informações do módulo e realiza as trocas em conjunto com o atuador da embreagem, na parte inferior.

Se o operador quiser trocar por conta própria, basta puxar o gatilho e colocar no modo Manual, depois basta dar toques nas teclas (+) e (-) da alavanca, onde no (+) as marchas sobem e no (-) as marchas descem; totalmente intuitivo.

O botão L (Limp Home) é utilizado em panes.



Basta apertar o gatilho e escolher o modo: Automárico, Manual, Ré ou Neutro.

A tecla E/P escolhe uma tocada de mais Performance, onde o giro é mais alto, ou Economia, onde se poupa o veículo num todo.



E o painel de instrumentos monitora todo o processo.



Utilizar a caixa I-Shift é só vantagem, pois reduz de forma sensível (em torno de 5%) o consumo de combustível, e também de todo o trem de força. 
Caixas automatizadas são uma tendência, atualmente 9 de cada 10 caminhões Volvo saem de fábrica com este recurso.


2 comentários:

  1. sou motorista de onibus, SAO JOSE VIAGENS, queria ter o manual de operaçao dessa caixa no onibus, meu email, fpaulasilva@oi.com.br, desde ja agradeço, abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vou levantar em meus arquivos, se tiver, tá na mão, se não achar, pedirei à montadora.

      Excluir

Motor Paccar PX7 - DAF CF

  * Cilindros: 6 * Cilindrada: 6700 * Diâmetro x curso: 107 x 124 mm * Gama de potência: 200 à 360 cv * Gama de torque: 92 à 122 mkgf * Comm...