Cilindrada: 12.800
Cilindros: 6
Diâmetro x curso: 131 x 158 mm
Capacidade de lubrificante: 33 l
Capacidade de líq. de arrefecimento: 38 l
Potências: 400 hp - 540 hp (Brasil)
Faixa de torque: 204 mkgf - 265 mkgf (Brasil)
Equipa: FH
Substituiu: D12
PS.: Já está na versão C (sistema SCR / Arla / Euro 5), e desde o começo este propulsor vem agradando frotistas e motoristas, e vários já passaram de 1 milhão de km.
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olá Bruno, sabe me dizer algo sobre a manutenção do D13C?
ResponderExcluirDesde que tenha ferramental apropriado, sem problemas, não é complicado de mexer. Um ponto forte dessa linha de motores é que são de baixa manutenção, sei de caso que o nível do líquido de arrefecimento estava muito baixo e o motor não travou, Volvo é durável, agora o preço dos serviços e das peças são altos.
ResponderExcluirpois é , na hora que precisa é caro , mais valeu obrigado!
ResponderExcluirPor textos que li deve ser tipo os Cummins, duráveis mas de manutenção mais cara. Seria interessante uma tabela técnica para indicar os motores com melhor custo x benefício. Por exemplo: Tal motor dura mais, mas tem manutenção mais cara e e não é tão econômico (li isso sobres os cummins), logo com o tempo a durabilidade dele não é algo que no conjunto torne ele melhor, pois digamos que faça 0,3 ou 0,5 a mais por litro no final pode pagar um motor inteiro (só exemplo). Então em situações iguais e normais, mesmo peso, mesmo trajeto (condução) saber o consumo e durante a vida útil o custo da manutenção para se ter noção se não destoam muito um do outro. Já viu ou teve esta curiosidade Bruno? Valeu, obrigado.
ResponderExcluirExcelente comentário! O D13 é o motor mais regular do momento, pois todos tem suas qualidades, porém este da Volvo se destaca, ele é confiável, durável e econômico. Gostaria de ter acesso aos preços, que daí faria uma tabela bem detalhada.
ExcluirMotor top o meu chegou a 1.980 mil km
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