domingo, 8 de dezembro de 2013

Motor Volvo D13

Cilindrada: 12.800
Cilindros: 6
Diâmetro x curso: 131 x 158 mm
Capacidade de lubrificante: 33 l
Capacidade de líq. de arrefecimento: 38 l
Potências: 400 hp - 540 hp (Brasil)
Faixa de torque: 204 mkgf - 265 mkgf (Brasil)
Equipa: FH
Substituiu: D12D

PS.: Já está na versão C (sistema SCR / Arla / Euro 5), e desde o começo este propulsor vem agradando frotistas e motoristas, e vários já passaram de 1 milhão de km.



6 comentários:

  1. olá Bruno, sabe me dizer algo sobre a manutenção do D13C?

    ResponderExcluir
  2. Desde que tenha ferramental apropriado, sem problemas, não é complicado de mexer. Um ponto forte dessa linha de motores é que são de baixa manutenção, sei de caso que o nível do líquido de arrefecimento estava muito baixo e o motor não travou, Volvo é durável, agora o preço dos serviços e das peças são altos.

    ResponderExcluir
  3. pois é , na hora que precisa é caro , mais valeu obrigado!

    ResponderExcluir
  4. Por textos que li deve ser tipo os Cummins, duráveis mas de manutenção mais cara. Seria interessante uma tabela técnica para indicar os motores com melhor custo x benefício. Por exemplo: Tal motor dura mais, mas tem manutenção mais cara e e não é tão econômico (li isso sobres os cummins), logo com o tempo a durabilidade dele não é algo que no conjunto torne ele melhor, pois digamos que faça 0,3 ou 0,5 a mais por litro no final pode pagar um motor inteiro (só exemplo). Então em situações iguais e normais, mesmo peso, mesmo trajeto (condução) saber o consumo e durante a vida útil o custo da manutenção para se ter noção se não destoam muito um do outro. Já viu ou teve esta curiosidade Bruno? Valeu, obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Excelente comentário! O D13 é o motor mais regular do momento, pois todos tem suas qualidades, porém este da Volvo se destaca, ele é confiável, durável e econômico. Gostaria de ter acesso aos preços, que daí faria uma tabela bem detalhada.

      Excluir
  5. Motor top o meu chegou a 1.980 mil km

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...