segunda-feira, 26 de maio de 2014

Iveco Stralis Hi-Way 560 6x4

Alguns destaques deste super cargueiro são:
 * Seu possante motor FPT Cursor 13, de 12.880 cc, 6 cilindros, potência de 560 hp à 1900 rpm e torque de 255,1 mkgf entre 1100 e 1550 rpm
 * VGT ou TGV, que é o Turbo de Geometria Variável, pois este incremento faz o veículo ter elevado torque e potência já na baixa rotação, eliminando aquele lag (atraso) do turbo, pois as palhetas são reguladas para otimizar a entrada de ar, fazendo a entrada do turbo de forma progressiva.

Observações:

1) Volvo FH500 ou FH520 mesmo com potência menor em relação ao Stralis, possuem o mesmo torque do cargueiro da Iveco, 255,1 mkgf entre 1050 - 1450 rpm.
2) Scania R730 também conta com TGV

Arrastar um rodotrem não é tarefa fácil

Cursor 13. Foto: Iveco

Detalhe do TGV. Foto: Iveco

Imagem: http://tudosobreautomoveis.blogs.sapo.pt/

Imagem: http://tudosobreautomoveis.blogs.sapo.pt/

8 comentários:

  1. então Bruno no caso os FH mesmo com menos CV tem mesma força Iveco em rampa?qual seria a vantagem do Iveco entre eles?

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    Respostas
    1. FH menos potente e mesmo torque, na baixa rotação são praticamente iguais, agora se tiver um tapetão espaçoso, o Iveco vai embora, pois: Potência= torque x rpm.

      Torque é o momento da força, saída do veículo e retomadas

      Potência é quando o veículo já está embalado e depende do torque e do rpm.

      Claro que os 2 trabalham juntos, diretamente proporcionais, mas um caminhão exige muito mais torque, enquanto um carro de F1 exige muito mais potência. Entendeste?

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    2. Cara ... é que é assim:
      O torque é a medida da quantidade de força de rotação, e só. Ou seja, é quantos quilogramas se aplicam numa alavanca para girar um eixo, e isso não tem a ver com a velocidade de rotação, é só a força.

      A potência gerada é a medida da quantidade de energia liberada, neste caso: A que velocidade o propulsor consegue gerar tal força, entende?!

      Pot = Torque x 6,28 x rpm / 60 / 735

      Pot - Cavalos-Vapor
      Torque - Nm ( newtons x metro )
      6,28 - circunferência de rotação cujo raio é 1 metro.
      rpm - rotação em que se tem o torque citado.
      60 - transformação de rpm para (Hz) - rot. por segundo. unidade de tempo internacional.
      735 - transformação de watts para CV.

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    3. No caso o Iveco 560AS e os Volvo FH500 e FH520 operam com a mesma força máxima. É somente a partir de certa faixa de rotação que o sistema eletrônico dos Volvo executa menos torque para manter a potência máxima de 500 e 520 CV, no caso a partir de 1450 rpm.

      Enquanto o Iveco ainda mantém um torque pouco superior desde que sai de sua faixa de torque máximo.
      É só fazer o cálculo acima.

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  2. Parabéns a Iveco, lindo caminhão.

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  3. Obrigado por postarem meu cavalo,
    Evair top drive da concessionaria Bivel veículos de Canoas Rio Grande do SuL na qual realizo testes com este veículo do Sul para todo o território nacional.

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Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

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