segunda-feira, 27 de janeiro de 2025

Normas Proconve - Caminhões e Ônibus - Scania 113 - Mercedes 1935 - Volvo EDC

 


Norma P2, exemplo do motor DSC11 do 113, à esquerda a câmara mede 75 mm de diâmetro, anéis posicionados 15 mm abaixo da linha superior do pistão e os bicos possuem 5 furos de 0,35 mm. À direita é a norma P3 de 1996, porém o modelo 94 já atendia, a câmara mede 89 mm de diâmetro, agora estão 10 mm abaixo e os bicos são com 8 furos de 0,24 mm. 

Desde a linha HW já possuía anéis trapezoidais e anel de mola para o raspador de óleo, a câmara Ômega proporciona o efeito vórtice do fluxo do ar, tudo em nome de menos emissões. Essa é a norma P0.

O Kit Ecológico 1 é a norma P2, onde a Scania apresentou em ago/92 de forma antecipada e o Kit Ecológico 2 é a norma P3 de 96.


A MB 1935 chassi preto é norma P3, semelhante ao Euro 1, com esses incrementos parecidos, portanto em 96 e o Volvo EDC ia mais longe porque a bomba injetora tinha o seu controle eletrônico na traseira da mesma, também é com esses detalhes de pistão e anéis. E seu lançamento foi em jan/96. O FH12 nacional de 99 atendia com sobra a norma, por conta da injeção PDE.

Para a norma P5 semelhante ao Euro 3, foi que a linha Ford Cargo recebeu injeção eletrônica em 2005, A Scania com sua linha Evolução de 2004, etc. Resumindo, muitos dos lançamentos de caminhões tem a ver com as normas antipoluição.

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