Motor: OC13 101, 6 cil, Euro 6, 12.700 cc, 130 x 160 mm, Ciclo Otto, podendo ser abastecido tanto GNV ou biometano.
Potência de 410 hp à 1900 rpm e torque de 204 mkgf entre 1100 - 1400 rpm
Caixa: GRS905, 12 marchas + 2 Crawler, equipada com Retarder, devido ao Ciclo Otto não poder haver freio por descompressão.
Entre-eixos: 3,90 m
8 tanques totalizando 290 m³
Autonomia aproximada
Com 290 m³ de GNV percorrem 500 km, média: 1,72 km/m³ de GNV ao custo de R$ 1392,00 (R$ 4,80 o m³). Na versão diesel, os mesmos 500 km precisariam de 192 litros, numa média de 2,60 km/l, e o custo seria de R$ 1094 (R$ 5,70 o l). Temos portanto R$ 298,00 a favor do diesel ou 27,2%.
A versão GNV é cerca de 600 kg mais pesada e custa 30% a mais, numa conta rápida, se a versão diesel custa 1 milhão, o GNV custa 1,3 milhão.
Reflexão
- As velas de ignição tem vida útil reduzida com uso de GNV
- Não se faz manutenção em qualquer oficina
- Para abastecer se gasta aproximadamente 35 minutos
- Não é todo posto que tem GNV e aquele que tiver, serve o veículo?
- Na hora de vender, quem compra?
- Atende Euro 6
- Silencioso
- Não agride tanto o meio ambiente
- Alguns estados podem cobrar menos ou até nada de IPVA
As empresas que eu mais vejo usando desse modelo são a Pepsico e a ReiterLog, além de uma distribuidora de combustíveis daqui do Rio Grande do Sul.
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