sábado, 26 de outubro de 2013

Scania R470 Turbocompound

Motor: DT12 06 de 11700 cc, 470 hp à 1900 rpm, torque de 224,48 mkgf entre 1050 e 1400 rpm
Caixa: GRS900 de 12 marchas e 2 Crawler
Diferencial: R782

PS.: A Scania também disponibilizava a versão de 440 hp com este incremento.

Na prática o sistema conta com um conjunto de engrenagens acionada pelos gases de escape vindo do turbo, estas engrenagens são ligadas à cremalheira de forma hidráulica, gera mais torque e potência. A Volvo utilizou este sistema no D12D 500 e hoje a Detroit faz uso.



29 comentários:

  1. Em 1991 um protótipo foi apresentado para o Brasil era o R113 MA STREAMLINE
    que tinha 406 cv e 1.750 Nm de torque, pena que não foi vendido aqui!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 7,5% a mais de torque do que o motor 360. É uma engenhoca interessante, mas nem a Volvo levou pra frente o projeto. A Breda tinha 42 unidades do G470 e está se desfazendo, talvez pela idade. Mas vi e fotografei um caminhão com cabeçote desmontado na Codema, e não era o primeiro naquela situação.
      Ei Lucas, você tem foto ou informações daquele R113 Topline branco com faixa verde e lilás? Eu tenho algumas fotos, e queria aumentar o conteúdo pra fazer matéria dele.

      Excluir
    2. Não tenho mas eu sei tbm que tinha o modelo R143 500 v8 e que o retarder scania é desde 1993 e o optcruise em 1995 na série 4, mais do que isso vou ficar devendo.

      Excluir
    3. Eu levantei umas informações dele, em breve faço a matéria, ficará devendo notícias, mas o que importa é divulgar. O R143 500 é europeu não é? E o Retarder foi lançado em 1993 e no ano seguinte passou a equipar os veículos. Opticruise, é isso, em breve vou postar matéria dele também, aguarde!

      Excluir
    4. tenho um rodando com mais de 1.500.000 km. Super-econômico. Torque para dar e vender. o caminhão sobra no serviço que é empregado. Não irei me desfazer dele tão cedo. Maquinão!

      Excluir
    5. Boa tarde o Alisson esse caminhão que você se refere é um g470 eu tô negociando um caminhão g470 mas porém vendo esses comentários fiquei assustado

      Excluir
  2. O R143 e o R113 são europeus não foram comercializados no Brasil.

    ResponderExcluir
  3. ESTE CAMINHÁO VEIO PARA O BRASIL NA FESTA DE CEM ANOS DA SCANIA MAS ERA MUITO CARO , MAS TINHA O T 113 400 O ANO ERA 1991 FOI QUANDO SAIU OS 112 HW PRETO COM AS FAIXA PRATA SE CHAMANDO JUBILEUM.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, acho que vc está enganado, 400cv tinha os 142hs, 410cv tinha os 142hw 113 não teve versão de 400, só 320cv, e 360cv

      Excluir
  4. Você pode me dizer qual as especificações do Scania R 470 antes de 2008?Sao os mesmos da G 470 2008 em diante ?Porque ate 2007 era o R 480 o V8 e o R 470 2007?Obrigado por me ajudarem a entender.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O R470 foi lançado na Fenatran em outubro de 2007, sendo comercializado a partir de janeiro de 2008. Antes dele o mais potente 6 cilindros era o R420. O R164 480 ou R480 foi lançado na Fenatran em outubro de 2001 e foi até dezembro de 2007. No lugar do R480 entrou o R500; o R470 não deu muito certo e parou em dezembro de 2011. Facilitou? qualquer coisa, pergunte, ok? Abraço!

      Excluir
    2. Boa noite vc e mais entendido que eu , Motor 470 cabecote eixo comando piston e as unidades são igual 440 ou mesmo 420 me informa meu amigo ?

      Excluir
  5. Obrigado.Essa tecnologia no motor Scania não funcionou bem,mas meu amigo tem um Freightliner nos USA e funciona bem.E um Detroit D15 515 HP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha aí que interessante, a Volvo também utilizou a tecnologia no FH12 de 500 hp e não foi pra frente. Acredito que uma boa manutenção preventiva possa colaborar com o sistema. No Scania, até a potência do freio motor é reduzida com o Turbo Composto.

      Excluir
  6. boa tarde ,to pensando em comprar um scania 470 6x4 q facço ? e bomba nao ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. amigo comprei um da breda faz 2 dias e nao tem força para andar o computador acusou o turbo tens ideia de quanto gasto ?

      Excluir
  7. Tenho um negócios de uma r480 com 570 000 km elas derao alguns problemas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu sei é que continua baixando óleo além do normal, que nem nos 124.

      Excluir
    2. Estou querendo comprar um scania g470 6x4 2009 da breda que vão me entregar todo revisado e com 90 dias de garantia vou trabalhar com um bitrem já fui ir formado que esse caminhão da problema na turbina e futuramente penso em trocar o motor,é uma caminhão viável? Tem alguma coisa que possa resolver o problema oque vc me aconselha? Obrigado pela atenção

      Excluir
    3. Estou querendo comprar um scania g470 6x4 2009 da breda que vão me entregar todo revisado e com 90 dias de garantia vou trabalhar com um bitrem já fui ir formado que esse caminhão da problema na turbina e futuramente penso em trocar o motor,é uma caminhão viável? Tem alguma coisa que possa resolver o problema oque vc me aconselha? Obrigado pela atenção

      Excluir
    4. Não sou a pessoa mais adequada pra avaliar caminhão, eu por exemplo não pegaria o G470 apenas por conta do sistema de turbocomposto, já a sua injeção HPI já tem mecânicos treinados e em relação ao sistema de injeção, tranquilo. O G420 por ser mais simples é uma boa opção.

      Excluir
  8. Esses comentários me assustaram tbm estou negociando um 470 desse biturbo e tô vendo que vou pra roça se der sequência

    ResponderExcluir
  9. Quem quiser dicas sobre o 470 chama no Whats 66996547058 vamos criar um grupo

    ResponderExcluir
  10. Quem quiser dicas sobre o 470 chama no Whats 66996547058 vamos criar um grupo

    ResponderExcluir
  11. Scania 470 bi turbo, o único probleminha é fazer a descarbonização a cada 150mil km e só!

    ResponderExcluir
  12. Boa Noite
    Eu tenho um Scania470 a 3 anos peguei com 590 mil hj ta com 834 mil só troquei as unidades e mai só manutenção mesmo,
    Eu descarbonizeivc acha que de 150 mil a 150 tem que fazer este procedimento ?₩

    ResponderExcluir
  13. Chefe me coloca no grupo g470 12982066002

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...