sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Scania T112 H com cubo redutor

Motor: DS11 15, 6 cilindros, 11.022 cc, turbo, 305 hp à 2000 rpm, 126 mkgf à 1300 rpm

Caixa: GR870 de 10 marchas (5+5)

Diferencial: RP830 nas relações: 4,78 - 5,88

Entre eixos 3,80 - 4,20 - 5,40 m

Redução nos cubos como opção no modelo 86

130 comentários:

  1. Quais as outras potencias do 112?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa, agora é minha praia, hehehehe. A versão M contava com 296, veio essa com 305, o faixa cinza (84>) e HS 333, HW 363. Dá pra fazer uma tabela disso hein!

      Excluir
  2. A versão M não é o mesmo motor do 111? E qual diferença do 112 para o 113 Bruno, visto que tem termos de potência não aumentou, quais foram as melhorias se houve? Parabéns pelo Blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No começo sim, mesmo motor do L111, inclusive o pessoal apelidou o 112 de "111 roupa nova" ou "111 de gravata". O motor turbo tinha 296 hp, logo passou para 305 hp. Para comparar 112 x 113, precisamos distinguir a determinada fase dos dois projetos, pois tem muita diferença, desde posição de filtros, turbina, painel, câmbio, diferencial, largura de lonas, etc.

      Excluir
    2. Li que o 112 que teve maiores modificações foi o HW. Do 112 HW para o 113 tiveram muitas evoluções? Não vi esta informação em nenhum lugar ainda.

      Excluir
    3. Do HW p/ a primeira fase do 113, pouca coisa. É mais uma afinação de bomba, torque e compressão. O motor estava indo pra 11 graus em seu ponto, chegando no limite. O que teve de 113 360 com motor que quebrou virabrequim na partida não está no gibi. Sem contar o superaquecimento.

      Excluir
    4. E quais são as relações de diferencial do scania 112hw 91?

      Excluir
  3. Só pra acrescentar ,tem muito caminhoneiro que durante a retifica do motor troca o cabeçote do 112 pelo do 113 usando o mesmo bloco e tambem trocam os pistões ,camisas etc...,assim melhorando e modernizando .

    ResponderExcluir
  4. Desculpe-me a curiosidade, mas qual a compatibilidade dos motores da Scania de mesma litragem? Um exemplo bem forçado, um motor do 111 pode receber atualização com os itens do 113? O motor do 140/141 pode receber atualização do 142 ou 143? Agradeço, tenho aprendido muito aqui no blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Os de 11 litros, as peças se encaixam certinho, e os de 14 litros também, por isso que vemos jacaré usando apenas o bloco original e pistões, aneis e bielas de modelos mais novos. A vantagem dos mais novos é qualidade do material, e leveza, que proporciona mais potência unido a todo o conjunto. em breve farei uma matéria sobre o motor D DS DSC11, foram 35 anos de produção, e as medidas no geral sempre mantidas.

      Excluir
    2. bem amigo eu possuo um scania 111s ano 1978 e mediante a boa qualidade do carro a scania é uma das unicas ou melhor unica marca de caminhões que produziu um bloco de motor capaz de acompanhar tantas gerações inovadas de seus carros pois no caso do scania 111s se quiser transforma-lo em 113 só é trocar os kits depois modificar a calibragem da bomba injetora juntamente com o jogo de bicos trocando-os pelo do carro 113 e por fim intercular o scania 111 e por fim para dar um torque melhor é bom trocar a turbina, daí temos um jacaré com coração de 113

      Excluir
  5. Quais são os tipos de caixa de marcha da 112?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O 112 saiu com a GR870 e GR871, ambas de 10 marchas [5+5] sem reduzidas, a versão GR871 é mais robusta.

      Excluir
  6. É possível a adaptação do cambio GRS900 da 113 em uma 112 ano 81? Colocando o motor DSC11 360HP nela, terei que alterar o diferencial?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa pergunta, precisa observar a furação da flange e eixo piloto, se encaixar, já era. Se puser um 360 hp, o ideal é trocar a relação do diferencial, uma relação 3,40 faz o cargueiro andar bem, e mesmo na subida, com um motor de 360 hp, é relativamente interessante. Agora se o diferencial estiver novo, aí o ideal é usá-lo primeiro

      Excluir
    2. como coloco o cambio do volvo 340 no jacare

      Excluir
    3. Não sei dizer se a furação bate e também eixo piloto e kit embreagem.

      Excluir
  7. Boa noite ..gostaria de saber o diferencial 10×41 fica muito longo para a scania 142 v8

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fica curto, relação 4,10. Desenvolve bem na subida, na reta não.

      Excluir
  8. Boa noite ..gostaria de saber o diferencial 10×41 fica muito longo para a scania 142 v8

    ResponderExcluir
  9. Bom dia, posso adaptar um Scania v8 em um ônibus dinossauro Scania com motor 111?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode sim, tem modelo sueco com motor V8. Porém precisa refazer o sistema de arrefecimento e colocar uma nova caixa. Além de uma relação de diferencial mais longa.

      Excluir
    2. Legal, e qual seria a caixa e a relação de diferencial?

      Excluir
    3. K113 usa a G777, mas creio que não suporta tanto torque do V8. Tem a GR801, que é do K124 também, com o mesma pergunta da outra. Uma relação ideal teria de ser 2,92 ou 2,73, igual do K440. Não acho viável instalar um V8 no ônibus.

      Excluir
  10. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  11. Bruno Qual é o consumo da Scania 111, 112 e 113

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relativo, depende do implemento, trajeto entre outros. São considerados veículos econômicos.

      Excluir
    2. Em situação normal, peso de balança, na ls, pé tranquilo e terreno pouco acidentado? Teria alguma eficiência perceptível entre os 3?

      Excluir
    3. possuo um scania 111s ano 1978 e considero um caminhão bastante economico, tendo em vista também que eu mesmo trabalho com ele e que o trajeto que faço além de possuir subidas ando pesado com 25 toneladas.

      Excluir
  13. Olá gostaria de saber quantos litros vai na caixa do Scania 113h 10 marchas sem tomada de força!

    ResponderExcluir
  14. Gostaria de saber se um motor 113 320 trocado os kits para 360 ecologico fica como se fosse realmente um 360, digo a potência fica a mesma? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O lance está no turbo e sua pressão, bomba injetora e bicos, além de calibragem.

      Excluir
    2. Além do ponto, 360 é perto do limite do DSC11, por isso que castanha daquele jeito e em alguns casos aquece e chega a quebrar o vira.

      Excluir
  15. Scania 113 ano 98 com turbina do sueco 400 melhora o desmpenho do caminhão..

    ResponderExcluir
  16. Scania 113 ano 98 com turbina do sueco 400 melhora o desmpenho do caminhão..

    ResponderExcluir
  17. bruno, sou leigo no assunto, posso trocar o kit do motor 112 para o kit da 113? camisa, pistao, e se melhor algo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso e muito mais, pra render igual é necessário uma nova bomba injetora e até embreagem, não é viável.

      Excluir
  18. bom dia meus amigos, sabem dizer se é possível adaptar caixa 6 marchas, num 112 87, com motor 360?

    ResponderExcluir
  19. qual a diferença entre o motor do 113 320hp e do 360hp,o cabeçote ou a turbina é diferente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acima tem mais relatos, o turbo é diferente, mais pressão para o 360 além de calibragem de bomba. Perceba que o 360 castanha mais, por causa do ponto adiantado. Esse motor precisa de maiores cuidados na área preventiva, pois se der partida a frio e acelerar forte, o virabrequim pode vir a trincar. Foi o limite do DS11, projeto que a marca usou por 36 anos, de 1963 à 1999.

      Excluir
    2. Mas já vi 114 com 380 cavalos

      Excluir
    3. 380 com DSC11 é importado, os R380 2005, 2006 e 2007 eram outro bloco, 10.640 cc

      Excluir
  20. Posso mudar o ponto da minha bomba scania 112 hw para castanhar igual o do 113

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, mas não fica igual e não é recomendado, nada igual ao original de fábrica, rende bem, consome o suficiente e não polui muito.

      Excluir
  21. Bruno tenho um 112h 86 intercooler e tava fraco, mandei regular a bomba, e o bombista disse que o ponto dele tava em 24, daí colocou em 17 grs falou q é original dele. Daí ficou meio grilando tipo 113 é normal???? Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. boa noite bruno! quais são as relações de diferencial mais longas pra colocar no 124 420 6x4 bug leve ? obrigado!

    ResponderExcluir
  24. Bruno parabens pelas respostas . eu quero comprar uma turbina nova para um 112HW via internet qual modelo da turbina devo comprar meu motor e ds11 oque?

    ResponderExcluir
  25. Só para eu entender melhor, na hora da compra, qual a opção um 112 hw 360 ou um 113 360, isso comparando só os motores, quebra, consumo etc

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  27. To querendo troca os cubos do scania112 hw que e raiada para a disco ,que precisa para tocar ,trocar cubo ,campana ,roda ,queria saber se precisa trocar o patim do freio tambem ?
    Cubo pode ser do scania 124 ?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Troquei do meu 112H ano 86 coloquei cubo roda disco e ficou top só precisei troca os cubos tambor de freio rodas o resto encaixa tudo certinho Abraço

      Excluir
    2. Troquei do meu 112H ano 86 coloquei cubo roda disco e ficou top só precisei troca os cubos tambor de freio rodas o resto encaixa tudo certinho Abraço

      Excluir
  28. se colocar a bomba do motor 112 no motor111 ele vai melhora

    ResponderExcluir
  29. Bruno, você sabe me dizer o que o 112 faixa cinza tem de especial que ele se torna tão notório em relação aos demais?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. qual o consumo da 112 h 320?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Relativo isso, depende de muitos fatores, no geral é econômico.

      Excluir
  32. Bom dia Bruno, gostaria de saber quantos litros de óleo vai no diferencial do Scania 112hs ano 89.

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  34. Boa tarde Bruno to comprando um câmbio do 113 ano 95 pró meu 112ano 86 será que o eixo piloto encaixa certinho ou tenho que trocalo e se o diferencial do meu 112da na carcaça do 113

    ResponderExcluir
  35. Bruno, por acaso você sabe me dizer porque alguns T112/T113 são mais baixos do que outros? Já cheguei a deduzir que fosse pelo fato de alguns usarem pneus 295 mas eu já vi outros usando 1100/22 e mesmo assim o topo do capô bate no meu nariz, enquanto que outros chegam a ser mais altos do que eu!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sabia desse detalhe, vou pro achismo, feixe de molas altera a altura.

      Excluir
  36. Bruno bom dia queria saber como faço para tirar a folga ocxial da caixa pesada do cabio do Scania hs a q sai da luva do cardã esta me deixando louco e é muita já levei em vários Mecanico e dr tanta folga chega quebrar o separador cônico por favor me ajude poi faço o Para e é muito pesadas as estrada de la Obrigado

    ResponderExcluir
  37. Obrigado.Vou continuar com o problema

    ResponderExcluir
  38. A onde mede o nivel de olio do diferencial do Scania 112 hs
    Obrigado

    ResponderExcluir
  39. ola gostaria de saber o si o ponto da bomba em 22,5 pode se deixar o motor estava em 20 graus y falhava e fumaçeava com motor frio colacamos em 15 e piorou ai levamos pra 22.5 ai nao falhou nem fumaçeou branco, gostaria de saber si tem algum problema deixar asim.

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  42. Oque precisa pára intercular um 112 má 1982

    ResponderExcluir
  43. Oque precisa pára intercular um 112 má 1982

    ResponderExcluir
  44. Parabéns pelas respostas Bruno eu pesquisando algumas coisas pois estou comprando um 111, muito útil as perguntas e respostas que encontrei aqui. Abraços!

    ResponderExcluir
  45. Boa tarde! Como atualizar o motor do Scania 141 para o 143? Agradeço à atenção!

    ResponderExcluir
  46. Bruno a bomba injetora do 112 hs 86 é igual a do 113 360

    ResponderExcluir
  47. Bruno a bomba injetora do 112 hs 86 é igual a do 113 360

    ResponderExcluir
  48. gostaria de saber qual o ponto certo da bomba injetora scania 113 / 94

    ResponderExcluir
  49. por que o motor do meu scania 113/ 360 / 94 aquece rapido quando piso fundo tendo que por marcha p manter a temperatura quando tiro o pe ele mantem mais a temperatura eu tou desconfiado da regulagem do ar o ar muinto aberto faz o motor aquecer mais rapido. bruno

    ResponderExcluir
  50. Como posso reconhecer um motor 110, de um 111 e o 112. Des de já agradeço.

    ResponderExcluir
  51. Boa noite gostaria c possível tu m informar qual o ponto máximo da bomba do 112 Hw

    ResponderExcluir
  52. Boa noite gostaria c possível tu m informar qual o ponto máximo da bomba do 112 Hw

    ResponderExcluir
  53. Boa noite gostaria c possível tu m informar qual o ponto máximo da bomba do 112 Hw

    ResponderExcluir
  54. Bom dia Bruno, meu motor da scania 112 estragou e surgiu duas opcoes para troca. Um do 113 e outro do 124 ainda com bomba. Independente de adaptacoes, qual seria a melhor opcao?
    Grata, Silvia

    ResponderExcluir
  55. boa noite Bruno tenho um 111s quero transformalo em um 360 tenho kits do 360 e a turbina tambem queria saber se a injetora original so dando um grau nela e adiantando o ponto e compativel para a alimentacao e o ganho de forca que desejo ganhar melhora ou vai ficar praticamente a mesma coisa obrgado

    ResponderExcluir
  56. O 111 para mim foi o melhor carro na sua época, Meu Pai teve um ano76 cabininha mas era top todo original e graças a ele estou aqui comentando até hoje acho legal esse carro simples e bon

    ResponderExcluir
  57. O 111 para mim foi o melhor carro na sua época, Meu Pai teve um ano76 cabininha mas era top todo original e graças a ele estou aqui comentando até hoje acho legal esse carro simples e bon

    ResponderExcluir
  58. Boa noite! PosuoP um 112 faixa cinza e me disseram que fica bom se eu mudar o ponto pra 20 graus oq vc me diz?

    ResponderExcluir
  59. qual o o grau da bomba do scania 112H ano 86 nao interculado bruno

    ResponderExcluir
  60. 112hs 89 intercoler é um caminhão bom? 6x2

    ResponderExcluir
  61. O motor da 112 fica bom no vw 19370, dá algum problema

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Assiste esse vídeo que o mecânico diz como arrumar o motor e não dar mais problema:

      https://www.youtube.com/watch?v=cYH99yhkyJk&fbclid=IwAR2_jJcjI3ZxoDPQyjF27loiotyXq_C61IqDR_mYNxvjxa0Bqgz4IbvN-mk

      Quanto a usar o motor do 112 vai depender do uso e como tá o motor do 112. Mas já que vai fazer uma adaptação, eu particularmente colocaria um motor melhor, se pudesse é óbvio, pois o caminhão em si é bom e mesmo custando um pouco mais vai trazer maior benefício com o tempo.

      Excluir
  62. O 112 h 1986 tem luz de ré d fabrica?

    ResponderExcluir
  63. Opa, uma pergunta.
    Posso por uma turbina d baixa no MTR 112?
    No caso duas a original
    E a de baixa pra torque
    Na baixa.

    ResponderExcluir
  64. Amigos boa noite , sabem me dizer se existe na versão 112 hs ele sem intercooler ?

    ResponderExcluir
  65. Tenho uma dúvida meus amigos eu tenho um 112 hs 89 mas ele é sem intercooler o famoso 305 cv queria saber o que é necessário fora o radiador intercooler pra conseguir intercoolar é qual seria a diferença de potência por conta do intercooler?

    ResponderExcluir
  66. Eu tenho 112 faixa cinza 1985 gostaria de saber a relação coroa e pinhão original dele é diferencial 770

    ResponderExcluir
  67. Tenho scania112 faixa cinza 1985 interculado 333cv gostaria de saber a relação coroa e pinhão original dele diferencial 770

    ResponderExcluir
  68. Boa tarde qual ponto certo e grau do 113 360 ano 95 obrigado

    ResponderExcluir
  69. Tenho um 112 hw 90 tá com kit ecológico qual o ponto da bomba e castanha igual o 113

    ResponderExcluir
  70. Tenho Scania 112h qual e ponto cesto

    ResponderExcluir
  71. Boa noite, posso subtituir a turbina do meu 111s pela tubina do hw ou 113? A mesa ta turbina as furacoes da certo? Ou nao? E preciso mexer na ca calibragem de bomba e bicos?

    ResponderExcluir
  72. Bom dia , vc sabe me dizer o peso (tara) somente do cavalo 112H ano 86 , para eu fazer uma ET de transporte?

    ResponderExcluir
  73. Boa noite, tenho um scania 112 h intercolado, todo original ano 1985 na cor laranja será que este meu caminhão é o famos faixa cinza? Pois me falaram que o faixa cinza só saiu branco e só saiu em 1986, este meu tem a faixa laranja e marron.

    ResponderExcluir
  74. Boa tarde tenho um 112 81 com kit do 113 ecológico sabe me dizer qual a quantidade correta de litros de Óleo de motor q vai desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  75. Qual a diferença do eixo piloto do 113 para o 112

    ResponderExcluir
  76. Tenho uma mula 1924 com motor 113 360 interculado cambio zf16s 8 marchas reduzido e diferencial do 1941 estou com um poblema o caminhao nao quer ligar sem apertar o automatico da bomba injetora quando funciona ele gira muito o motor pra pegar pode ser alguma valvula de retorno de oleo diesel ou algo do tipo ?

    ResponderExcluir

Scania T113 4x2 320_360 (modelo 94>)

Motor: DSC1121, 6 cilindros, 11022 cc, 320 hp à 1900 rpm e 145 mkgf à 1100 rpm            DSC1123, 6 cilindros, 11022 cc, 360 hp à 1900 rp...